Autoridades da área da saúde e epidemiologistas afirmam que o Brasil já atingiu o chamado platô da pandemia do novo coronavírus, ou seja, o pico da doença. O número de novos casos e de mortes se estabilizou nas últimas semanas, mas num patar considerado alto.

As médias semanais mostram que o país chegou a um pico de 45 mil novos casos e 1.100 mortes, com variações de 15%, para mais ou para menos. Segundo os especialistas, a média se mantém alta no decorrer das últimas semanas em função das diferentes etapas da pandemia pelo país.

Enquanto no Centro-Oeste, no Sul e no Tocantins a Covid-19 ainda caminha em direção ao platô, com alta no número de casos e de mortes, por exemplo, a cidade de São Paulo e os estados do Rio de Janeiro, do Pará e do Amapá já estão com curvas descendentes, ou seja, o número de casos e de mortes semanais está em queda.

Ainda é difícil prever quando a curva nacional vai começar a descender, mas as médias semanais de casos nos estados indica que a redução tende a começar em agosto, após o platô no Centro-Oeste e no Sul do Brasil. O consórcio de imprensa registrou, às 20 horas deste sábado, 968 mortes e 36.474 novos casos da doença – nos finais de semana, os boletins costumam ficar subnotificados.