O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), aferido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), se manteve no menor patamar já registrado pelo setor na passagem de abril para maio de 2020. O índice passou de 34,5 para 34,7 pontos, informou nesta quarta-feira, 13, a CNI.

O indicador varia de zero a cem pontos, segundo a metodologia. Índices acima de 50 pontos mostram a que os empresários industriais estão confiantes no desempenho do setor. Quando a pontuação está abaixo de 50 pontos, como agora, refletem, por outro lado, a falta de confiança.

“O ICEI traduz a falta de confiança do empresário decorrente da forte contração da atividade e elevada incerteza em razão da pandemia de covid-19. A falta de confiança contribui para a paralisação dos investimentos e dificulta a recuperação da atividade econômica”, disse a CNI no informe de divulgação da pesquisa.

A confederação também afere o chamado Índice de Condições Atuais, que reflete como está a situação corrente das empresas e da economia na visão dos empresários. O ICA recuou 8,9 pontos de abril para maio, chegando a 25,2, o menor patamar já registrado pela pesquisa. Revela, portanto, piora acentuada das condições dos negócios no mês.

A amostra abrangeu 1.370 empresas – 554 delas de pequeno porte, 514 de médio porte e 302 de grande porte. O levantamento foi feito entre 4 e 8 de maio (Com informações da CNI e da Agência Brasil).