O governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Anápolis, Roberto Naves  (PP) vão a Brasília para discutir com o presidente Jair Bolsonaro e ministros a possibilidade da Base Aérea de Anápolis (Baan) ser utilizada para quarentena dos Brasileiros que serão repatriados da China. A informação foi divulgada no Twitter do governador, que diz que irá buscar detalhes sobre a ação que será coordenada pelos ministérios da Defesa, Saúde e Casa Civil. 

A postagem em rede social veio após o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmar que o governo avalia montar a quarentena para brasileiros que voltarem de Wuhan (China) em Anápolis (GO). Caiado apontou que tanto a Base Aérea de Anápolis, quanto a Base de Florianópolis passarão por vistoria e só depois haverá a confirmação de onde será montada estrutura para a quarentena. “Se a Base de Anápolis for a escolhida, informações preliminares apontam que quem apresentar sintomas do coronavírus seria transportado para um hospital militar de Brasília, em segurança, seguindo rígidos protocolos técnicos que preservem a integridade da saúde e vida da população”, explica o governador na publicação.

Segundo o Governo Federal, foram identificados 55 brasileiros na região de Wuhan, cidade chinesa onde o surto de coronavírus teve origem. Deste total, 40 manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Os números ainda não foram fechados.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, explicou que Anápolis tem “vantagens” em razão da proximidade com Brasília, onde há hospitais de forças armadas, com leitos que poderão ser separados.

Fonte: Jornal Opção