Goiânia terá novo ‘dia D’ contra gripe neste sábado por causa da baixa procura por vacinas

Goiânia terá novo ‘dia D’ contra gripe neste sábado por causa da baixa procura por vacinas

Imunização inicialmente terminaria nesta sexta (31). Na próxima segunda-feira, doses deverão ser disponibilizadas às pessoas que não estão nos grupos de risco.

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia vai estender até este sábado (1º) a vacinação contra gripe, por causa da baixa adesão. Na data, ocorrerá um segundo “dia D” de imunização. Ao todo, 67 postos estarão abertos ao público.

A vacinação é voltada aos grupos de risco:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos,
  • Gestantes e mulheres que tiveram filhos há até 45 dias,
  • Trabalhadores da saúde,
  • Idosos,
  • Pessoas com doenças crônicas,
  • Professores
  • Policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armada

Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, já há duas mortes confirmadas por H1N1 em Goiânia neste ano. A vacina protege contra o vírus influenza A (dos tipos H1N1 e H3N2) e contra Influenza B

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, só após a vacinação dos grupos prioritários é que será avaliado e definido quantas doses estarão disponíveis, a partir do dia 3 de junho, para o restante da população, como definido pelo Ministério da Saúde. O encerramento da campanha estava inicialmente previsto para esta sexta (31).

A gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dias, os sintomas do corpo tendem a diminuir, enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros é comum.

Fonte: G1 Goiás

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio