A Assembleia Legislativa (Alego) aprovou em segunda e última votação, o projeto de lei que tornou o Caminho de Cora Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. O texto ainda depende da sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

“A rota turística de Goiás crescerá muito e ajudará todas as cidades do roteiro a desenvolverem o turismo local, gerando renda e emprego para os goianos”, avaliou o autor da propositura, deputado Amilton Filho (MDB).

O trajeto do Caminho de Cora conta com mais de 300 quilômetros de extensão e percorre oito cidades históricas (Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco, Jaraguá e a cidade de Goiás, Cocalzinho, Itaguari e Itaberaí).

Em 2017, o roteiro foi desenvolvido pela Goiás Turismo, que ofereceu apoio em sua estruturação através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e outras unidades de conservação no trajeto, mobilizando as comunidades locais.

Amilton lembra ainda que tanto a comunidade local, quanto o turismo da região têm a ganhar com o título. Isso porque agora, a ideia é valorizar a cultura local.

“Muitos turistas já caminham ou pedalam pelo percurso, que na história remonta à rota de bandeirantes que desbravaram o Estado no passado”, completou o deputado ao lembrar da importância do ecoturismo para a economia das cidades da região.

Jornal Opção