A história de Elizabeth Cristina de Cubas exemplifica uma característica bem brasileira: a aptidão para o empreendedorismo. Moradora de Vianópolis há 15 anos, ela sempre teve o artesanato como hobby e há algum tempo decidiu transformar o talento em ganha pão.

O local escolhido para oferecer suas peças é a internet, nas redes sociais. Lá os clientes encontram objetos de decoração, pequenos mimos e também trabalhos voltados para a religiosidade, principalmente imagens sacras.

Elisabeth conta que também vende perfumaria, uma atividade que lhe rende mais ganhos, embora ela entenda que o artesanato pode ser uma área interessante a ser explorada. 

Pesquisas apontam que o artesanato está presente em 78,6% dos municípios e que 8,5 milhões de brasileiros dependem dele, diretamente, movimentando cerca de R$ 50 bilhões por ano. 

Levantamentos mostram que grande parte das vendas de um artesão é para parentes e amigos, o que demonstra potencial de avanço a partir da profissionalização da carreira, inclusive com legalização através do MEI (Microempreendedor Individual).

Em busca desse avanço, Elizabeth afirma que enxerga o Sebrae como um ponto importante para o seu negócio, por isso já fez cursos e buscou consultorias oferecidas pela entidade. 

Uma das experiências mais proveitosas foi o programa Travessia, realizado pela Regional Centro do Sebrae Goiás em Vianópolis. Elizabeth recebeu conhecimentos de marketing digital e gestão financeira, dois setores essenciais para os negócios nesse cenário de busca de retomada.

A empreendedora reconhece que as vendas caíram consideravelmente nos últimos meses devido à pandemia do novo coronavírus, mas ela se mostra otimista em relação ao futuro, pois já começa a notar uma melhora no mercado.

SERVIÇO:

Elizabeth Artesanato

Telefones: (62) 98202-1552 / 3335-1306

Instagram: @bathy6769

Facebook: /Elizabeth Cristina Cubas