Durante o período de distanciamento social e de medidas restritivas adotadas pelo poder público para conter a propagação da Covid-19, o meio digital passou a ser um grande aliado das empresas que atuam no setor do comércio. A loja Caramelo Kids e Teens, que está há nove anos no mercado de moda infantil, é mais um exemplo de adaptação ao novo cenário. Atualmente, a empresa tem apostado no uso de ferramentas digitais para manter as vendas e o faturamento.

Segundo a proprietária da loja, Caroline Monteiro, em meio aos desafios da crise, a empresa decidiu ampliar o uso do Instagram e do WhatsApp, ferramentas que antes eram utilizadas na divulgação do negócio. “Tínhamos as redes sociais apenas como meio de divulgação dos nossos produtos, porém a procura aumentou e naturalmente fomos nos adaptando a esse formato de vendas, que tem sido uma excelente experiência”, conta.

A empresária relata, ainda, que está considerando migrar o negócio para o meio digital no período pós-pandemia. “Nós não só pretendemos continuar usando o e-commerce como uma das maneiras de venda, como também estamos estudando a possibilidade de funcionarmos apenas dessa forma. Inclusive, estou contratando consultoria para montar uma plataforma de vendas. A vantagem do e-commerce é o baixo custo e o alcance imensurável”, explica.

“Enfrentamos várias dificuldades desde o início da pandemia. A primeira delas foi a perda de faturamento e com isso vieram as demissões e, também, a inviabilidade de manter o ponto físico”, lamenta a Caroline Monteiro.

Orientação empresarial

O gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas, Marcos Alencar, explica que, além de investir em plataformas de comércio eletrônico, o empresário deve estar atento às necessidades do cliente. “Não adianta o empresário ter uma estratégia de e-commerce se não vai atender aos requisitos do cliente. E quais são os requisitos do cliente? Produto de qualidade, prazo, preço acessível, logística que atenda ao prazo, comunicação clara onde ele acompanhe o pedido e sua entrega (logística) e um canal de comunicação rápido do cliente com a empresa”, afirma.

“Sem isso, mesmo que se posicione, o empresário não resiste às exigências do mundo digital, onde os clientes só repetirão a compra se esses critérios forem plenamente atendidos. Caso contrário, ele não volta, já que o mercado é amplamente competitivo”, complementa o gerente do Sebrae Alagoas.

Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar este link.

Agência Sebrae