A testagem ampliada de antígeno para detecção da Covid-19 realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entra na nona semana e será realizada na quarta e quinta-feira desta semana (30/09 e 01/10). Os testes feitos com swab, espécie de cotonete, serão oferecidos na Escola Municipal Mônica Castro Carneiro no Jardim Novo Mundo, região Leste, das 08 às 17h, nas modalidades drive thru e pedestre.

A região Leste foi escolhida novamente em virtude do bairro Jardim Novo Mundo ser o que apresenta maior número de internações em decorrência da Covid-19 nos últimos dois meses.

Os moradores dos 162 bairros que compõem a região Leste podem realizar o agendamento no site https://saude.goiania.go.gov.br/ , onde devem informar o nome do bairro onde moram. No dia do teste será necessário apresentar o comprovante de endereço.

Os testes serão realizados em pessoas acima de 12 anos, que não apresentem sintomas. Para aqueles que apresentem sintomas, a orientação é que procurem uma unidade de saúde. O exame fica pronto em cerca de 20 minutos, após a coleta.

Os casos positivos serão encaminhados para uma equipe composta por médicos, biomédicos e enfermeiros que estarão no local. Os profissionais realizarão o atendimento sem a necessidade de encaminhamento para uma unidade de saúde. Essa estratégia visa promover o isolamento social de pacientes positivos para a covid-19.


Vacinação contra sarampo e gripe

Aproveitando o grande fluxo de pessoas nos locais de testagem, a SMS continua realizando a vacinação contra sarampo e gripe (influenza) nas pessoas que apresentarem resultado negativo para a Covid-19. Podem se vacinar contra sarampo quem tiver entre 20 e 49 anos, independente do número de doses tomadas anteriormente. No caso da gripe, podem se vacinar pessoas de todas as idades que ainda não foram imunizadas este ano.