Na tentativa de coibir o desperdício e o uso excessivo da água do rio Meia Ponte, o governo de Goiás vai instalar medidores nos pontos de captação para irrigação e outras atividades produtivas no decorrer do curso d’água. A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) já começou a notificar os proprietários rurais da instalação do equipamento.

O processo de notificação dos usuários de água da região do Alto Meia Ponte sobre a instalação de sistemas telemétrico nas motobombas começou na semana passada e é totalmente gratuito. “O procedimento integra o conjunto de ações para o enfrentamento da crise hídrica”, disse nesta quarta-feira o superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Semad, Marco José Melo Neves.

Além da notificação sobre a instalação dos equipamentos, as equipes da Semad traçam um mapeamento completo de todos os usuários do Alto Meia Ponte. Titular da Semad, a secretária Andréa Vulcanis diz que “é essencial que todos que façam uso da água sejam conhecidos e regularizados”. “O objetivo final é garantir o acesso universal à água”, observa.

O Governo de Goiás publicou, no último dia 02 de junho, o Decreto 9.670/2020, que declara situação de risco de emergência hídrica por 210 dias nas bacias hidrográficas do Alto Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó e define as ações para garantir o uso prioritário da água. O principal objetivo é evitar qualquer tipo de racionamento no abastecimento da Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis.