A Emater Goiás irá doar parte da safra de pequi cultivada nos campos experimentais da instituição para famílias em situação de vulnerabilidade social do estado. A distribuição será feita por meio do banco de alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
A safra 2024 de pequis da Emater será colhida entre outubro deste ano e janeiro de 2025. Famílias que já participam do programa OVG devem receber o fruto neste período.
No ano passado, a Emater colheu 10 toneladas de pequi e doou à OVG 7,5 toneladas.
Como receber
Para receber o pequi é preciso fazer parte do programa do Banco de Alimentos da OVG. Para se cadastrar no programa é necessário se inscrever na Gerência do Banco de Alimentos, na Ceasa, em Goiânia (endereço completo abaixo). O atendimento é realizado segunda, terça e quinta, das 8h às 17h; quarta e sexta, das 7h às 16h; e sábado, das 7h às 11h.
Podem participar do programa famílias em que há pelo menos uma pessoa inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Instituições também podem receber os alimentos mediante apresentação de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
No momento da inscrição, é preciso apresentar a folha resumo do CadÚnico ou cópia de documento de identificação, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda.
Maior do mundo
Em Goiânia, a estação experimental Nativas do Cerrado da Emater possui o maior banco de germoplasma (acervo genético) de pequis do mundo. A área conta com mais de 1 mil pés do fruto, que reúne diferentes variedades de pequi, incluindo o que não tem espinho.
Saiba onde se cadastrar para o Banco de Alimentos da OVG:
Gerência do Banco de Alimentos
Alameda dos Ciprestes – Res. Barravento, Goiânia (Acesso ao Ceasa)
(62) 3206-5881 / (62) 98223-0703 (Whatsapp)
G1 Goiás