Em coletiva de imprensa concedida na manhã desta segunda-feira, 28, após a captura de Lázaro Barbosa, o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Rodney Miranda, confirma que o homem de 32 anos foi capturado e chegou com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Ele relata que, durante o confronto do homem com os policiais, na madrugada desta segunda, mesmo cercado, Lázaro ameaçou os agentes, fugiu para o mato e descarregou arma contra uma equipe, que revidou.

Rodney ainda atualiza que o corpo de Lázaro foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia para a realização do exame de corpo de delito. O corpo do homem teria sido alvejado com mais de trinta tiros. Na manhã desta segunda, após a captura, Lázaro havia sido encaminhado ao Hospital Municipal Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás. Após à perícia, o corpo será entregue à família.

“Ele foi tentar encontrar a ex-sogra e a ex-esposa, mas nós estávamos monitorando. Ele chegou a ameaçar alguns policiais ao dizer que se eles entrassem na mata atrás dele, ele atiraria na cara dos agentes. Fizemos o cerco prudentemente e tecnicamente. Ele foi encontrado com R$ 4,4 mil e tinha trocado de roupa. Isso é mais uma prova de que tinha gente acobertando ele e dificultando o trabalho das forças policiais, além de ser um indicativo de que ele pudesse estar tentando sair do estado ou do país”, relatou o secretário.

O cerco dos policiais, que encurralaram Lázaro, começou por volta das dez horas da noite deste domingo. “Ele chegou e quando tentamos dar o bote nele, na casa da ex-sogra, e ele correu pra mata. Estávamos monitorando, mas ele não deu nenhum espaço para rendição. Ele tentou fugir no primeiro cerco, mas no segundo foi encurralado”, contou Rodney. O próximo passo, segundo o secretário de Segurança Pública, serão as investigações dos envolvidos na fuga que durou 20 dias.

“Agora sai a força intensiva e fica o trabalho investigativo até a gente punir o último envolvido nesse crime”, declara. Rodney Miranda ainda relembra a prisão do fazendeiro Elmir Caetano Evangelista, que ocorreu na última quinta-feira, 24. Ele é acusado de ser um dos principais participantes da organização criminosa que acorbertava a fuga do homem suspeito de matar uma família de quatro pessoas no município de Ceilândia, no entorno do Distrito Federal.

“Ele [Elmir] atuava como jagunço de algumas pessoas e como segurança de outras. Aos policiais, ele negou tudo, mas mesmo negando a Justiça o manteve preso preventivamente”, acrescenta. O caseiro que foi preso no mesmo dia que Elmir, mas cumpre o processo em liberdade, chegou a prestar informações importantes que colaboraram para que a operação da captura de Lázaro fosse concluída.

“Tínhamos alguns mandados a serem cumpridos, mas como fizemos o cerco e cumprimos uma parte, vamos decidir os próximos passos. Ainda tem de sete a oito crimes atribuídos a ele que ele pode ter tido parceiros, entre latrocínios e assassinatos, mas ainda não sabemos o número exato de pessoas que estiveram envolvidas”, afirmou o secretário.

Na manhã desta segunda-feira, a ex-mulher e a ex-sogra de Lázaro Barbosa prestaram depoimentos aos agentes. O objetivo agora será verificar se o vínculo existente com o homem se encaixa ou não na facilitação de fuga. “Vamos montar esse quebra-cabeças, não temos pressa. Queremos chegar ao fim dessa história”, pontuou Rodney. Uma das linhas de investigação é quanto a colaboração de ambas às mulheres à fuga de Lázaro de Águas Lindas de Goiás para outra localidade.

Jornal Opção