O WhatsApp testa modo noturno e bloqueio do app por digital na versão Beta para Android. Muito aguardada pelos usuários, a primeira novidade segue a tendência de aplicativos como o rival Telegram, Twitter, Google Maps e YouTube, por exemplo. O objetivo do dark mode (modo escuro) é oferecer uma interface mais confortável para os olhos da pessoa ao reduzir a luminosidade da tela. Outro novo recurso do sistema é o modo de autenticação via impressão digital, que promete reforçar a segurança do aplicativo. Vale lembrar que esta função já está disponível de forma nativa em celulares iPhone (iOS) pelo Touch ID ou Face ID, da Apple.
As respectivas atualizações, 2.19.82 e 2.19.83, foram enviadas para o Google Play Beta Program, plataforma de testes do Google. As informações foram divulgadas pelo portal WABetaInfo, especializado no mensageiro, nesta terça-feira (26). É importante citar que as mudanças ainda não estão disponíveis para os usuários e não há previsão de lançamento.
O site também indica as possíveis razões para as mudanças feitas na versão beta 2.19.47, responsável por modificar a seção “Configurações” do WhatsApp. A principal hipótese diz que a intenção era torná-la compatível com o modo noturno – o único item que aparece modificado até no momento. Isso aponta a necessidade de adaptar as colorações para que toda a interface do aparelho combine com a tela mais escura – o que promete reduzir o consumo de bateria.
A partir das imagens divulgadas pelo WABetaInfo, o modo noturno do WhatsApp na versão de testes traz os títulos das funções (como “Configurações”) na cor branca, enquanto os ícones ganham um tom de verde escuro – o mesmo aplicado nos principais subtítulos da seção. A ideia é gerar um contraste com a cor cinza da tela do aparelho. Nestas condições, em comparação ao visual do iOS, a alteração estética do Android não oferece uma composição amigável para telas OLED, mas se baseia em uma cor cinza bem escura.
Quanto ao recurso de acesso às conversas da plataforma, o mensageiro vai passar a exigir o uso da impressão digital, caso o usuário opte por habilitar essa função nos ajustes de privacidade. A ação faz parte de um esforço do WhatsApp para oferecer mais proteção aos conteúdos compartilhados no chat, pois impede que pessoas desautorizadas possam espiar. Os interessados também poderão configurar o tempo de bloqueio do software em “Imediatamente”, “Após 1 minuto”, “Após 10 minutos” ou “Após 30 minutos”, conforme a necessidade. Vale lembrar que a novidade não tem previsão de lançamento nem para os usuários Beta.
Outra função que chega junto ao modo noturno é o envio de arquivos de áudio com título nas conversas. Dessa forma, o destinatário consegue identificar o assunto a ser tratado na mensagem antes de executá-la, por exemplo. Quanto às modificações de cor na tela, o WABetaInfo diz que elas estarão disponíveis assim que a companhia puder garantir a segurança contra possíveis erros. Atualmente, a função está em desenvolvimento e, por isso, não há uma data de lançamento para a plataforma oficial do WhatsApp.
Fonte: TechTudo