Serão realizadas ações pontuais de vacinação na quinta-feira, 26, e sexta-feira (27/11) no Centro de Treinamento – Vila Nova, na modalidade drive- thru, das 8 às 17h. Na quinta também serão oferecidas vacinas de febre amarela no Parque Vaca Brava no mesmo horário

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) vem reforçando a importância da vacinação contra febre amarela devido ao elevado risco de contaminação das pessoas não vacinadas. Nesta quinta-feira, 25, e na próxima sexta, 26, a SMS realizará um drive-thru a partir das 8h para oferecer doses da vacina e também as vacinas Oral Poliomielite (VOP), no Setor Vila Nova. A ação também acontece no Parque Vaca Brava. Ambas possuem previsão de encerramento às 17h.

A pasta destaca que a necessidade de vacinação se acentua ainda mais já que a Diretoria de Vigilância e Controle de Zoonoses já confirmou, até o momento, oito casos positivos de Febre Amarela em macacos. Os animais foram encontrados em quatro distritos sanitários da capital.

Além destes, no meses de setembro e outubro foram confirmados casos positivos de febre amarela em macacos nos municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia e Aragoiânia.

Os macacos não são transmissores, mas sentinelas da circulação do vírus causador da doença. A morte desses animais precedem a ocorrência da doença em humanos, daí a importância da intensificação da vacina nas regiões com circulação confirmada do vírus e regiões adjacentes.

Devido a atual situação, a SMS intensificou a vacinação no município de Goiânia com o objetivo de garantir a proteção da população contra a doença, reduzindo o risco de óbitos e surtos, além do risco da reurbanização da transmissão que é feita pelo mosquito Aedes aegypti.

O último óbito por febre amarela em humanos em Goiânia foi registrado em 2016, caso sem história de viagem para regiões de matas.

A dose da febre amarela é indicada para quem tem entre 9 meses de 59 anos. Mas por não se tratar de uma vacinação extra/indiscriminada, é preciso que a pessoa leve o cartão de vacinas para ver se realmente necessita se imunizado.

Já a vacina contra a poliomielite é destinada à crianças de 12 meses a menores de 5 anos.

Jornal Opção