O Parque Municipal do Itiquira, que abriga uma das maiores quedas d’água do Brasil, foi fechado temporariamente por causa de um incêndio em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com Pâmela Miranda, secretária de turismo e cultura da cidade, suspeita-se que o fogo tenha começado em chalés de outro parque.

“O incêndio começou na região dos chalés do Itiquira Park. Acreditamos que uma fogueira tenha perdido o controle e iniciado o fogo, que começou a cerca de 1 km do Parque Municipal do Itiquira”, explicou Pâmela.

O g1 fez contato com o parque por e-mail e WhatsApp às 16h20 de quarta-feira (25), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

O incêndio teve início na última segunda-feira (23) e o parque precisou ser fechado na terça-feira (24). O Corpo de Bombeiros e a equipe do parque estão atuando no combate às chamas para que a visitação possa ser retomada. A causa do incêndio ainda será investigada.

“Existem pequenos focos de fogo no parque. Enquanto esses focos persistirem, não vamos liberar a entrada, pois fica perigoso e desconfortável para o visitante. O fechamento é uma medida de precaução para garantir uma boa visitação. O fogo não danificou a sinalização do parque, apenas a área da serra”, ressaltou Pâmela.

Ela também destacou que no Parque Municipal do Itiquira não é permitido o uso de churrasqueiras ou a produção de fogueiras, reforçando a hipótese de que o incêndio tenha começado em outro parque.

“Não esperávamos que a situação evoluísse dessa forma. Os ventos fortes levaram fagulhas para o outro lado da serra”, acrescentou.

O Parque Municipal do Itiquira

Segundo o Ministério do Turismo, o Salto do Itiquira, localizado no município de Formosa, dentro do Parque Municipal do Itiquira, possui 168 metros de altura, sendo a oitava maior queda d’água do Brasil.

O ministério também destaca que essa é a cachoeira mais acessível do país. Embora seja possível realizar aventuras por trilhas, o acesso principal à cachoeira é feito por um percurso de 450 metros em terreno calçado, o que facilita o acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

G1 Goiás