A 20ª edição do Festival Bon Odori acontece nesta sexta-feira (26) e sábado (27), em Goiânia. O evento é tradição na cidade, acontece há 20 anos e reúne culinária, música, dança e artes japonesas. Os ingressos antecipados custam a partir de R$ 50 e podem ser adquiridos pela internet.
O evento é realizado no Clube Kaikan, na Avenida Planície, no Setor Vila Itatiaia. A programação começa a partir das 19h30 e vai até às 23h30. A organização espera receber cerca de 8 mil pessoas.
Com o tema ‘Resilência’, o festival será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal da Embaixada do Japão no Brasil com a apresentação do dançarino Yudi Tamashiro no sábado, a partir das 19h45. O festival conta também com a cantora Karen Ito que vai interagir com o público.
Atrações
A TV Anhanguera participa do festival e vai disponibilizar um espaço interativo com uma câmera 360º, que capta vídeos em tempo real. O público vai poder fazer registros de sua participação.
Além das tradicionais apresentações, o festival conta com a participação do grupo Kyoushin Daiko de Goiânia, pioneiros na cidade das apresentações de taikô, o milenar tambor japonês de batida forte e pausada. Haverá divulgação e ensino das regras da modalidade esportiva, que são totalmente inclusiva, o “Takkyu Volley”.
Um dos destaques do evento são as danças japonesas em que todos convidados podem dançar as tradicionais músicas com os adereços. Haverá ainda o Matsuri Dance que animará o festival com um estilo pop de dança e música japonesa, misturando movimentos tradicionais com modernos.
Na culinária, o público pode contar com os pratos conhecidos da cultura japonesa, como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, udon, guioza, temaki e o shimeji.
Além disso, ainda é possível conferir exposições de produtos das artes nipônicas como o shodô e a caligrafia originária do Japão, também considerada uma forma de manifestação artística da Terra Sol Nascente.
Tradição
A abertura do Bon Odori, da comunidade japonesa em Goiânia, junto com a participação da população em geral completa 20 anos. A festa é realizada sempre em agosto, após o pôr-do-sol.
Na crença dos nipônicos, é neste momento que, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes que os homenageiam.
O festival é uma oportunidade para os goianos conhecerem melhor alguns costumes da cultura que se desenvolve há milênios do outro lado do mundo.
G1 Goiás