O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), abre, no dia 1º de julho, as inscrições para filmes de temática ambiental, produzidos em todo o mundo, para concorrer a 21ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2020), um dos mais importantes eventos culturais do Estado e referência no Brasil e no mundo.

As inscrições vão até o dia 5 de agosto, e podem ser feitas pelo site oficial do festival: www.fica.go.gov.br, cujo regulamento já está disponível, e a ficha de inscrição poderá ser acessada a partir do dia 1º. Para concorrer à seleção da Mostra Competitiva, os filmes inscritos devem ter sido lançados a partir do dia 1º de janeiro de 2016, e não podem ter sido selecionados em edições anteriores.

Este ano, o Fica será realizado entre os dias 5 e 11 de outubro, com edição excepcional, em formato digital, em razão da pandemia provocada pela Covid – 19. Toda programação do evento será transmitida pelas plataformas digitais do festival, abrindo um novo formato, porém, priorizando a qualidade do festival.

Além das mostras competitiva e paralela, haverá também palestras, mesa de debates, oficinas, laboratório goiano, fórum sócio ambiental, promovidos por meio de ferramentas digitais. E no palco do Cine Teatro São Joaquim, na histórica Vila Boa, sede do Fica, serão realizados shows regionais e locais, por meio de lives, além do Teatro Goiânia, que também irá receber apresentações do evento.

Teatro Goiânia receberá apresentações do evento
 

A seleção das obras será feita por um júri especializado, composto por cinco membros, que selecionará, dentre as inscritas, aquelas que participarão da Mostra Competitiva e das eventuais mostras paralelas de caráter competitivo, que se enquadrem nos critérios do regulamento do festival. A lista dos selecionados será publicada no site do festival (www.fica.go.gov.br) até 10 de agosto de 2020, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização do festival.

Neste novo formato, a premiação do Fica, que soma R$ 185 mil ao todo, também terá um diferencial. Serão pagos valores para as mostras competitivas e também o pagamento do prêmio denominado José Petrillo, em forma de taxa de seleção, para cada filme escolhido nas mostras competitivas. Tal decisão se coloca no sentido de amenizar sensivelmente o impacto da crise, primando por uma maior quantidade de filmes contemplados com recursos, dispersando o dinheiro no mercado e primando por uma menor concentração do mesmo.

Referência mundial

A realização do 21º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2020) se sustenta na importância de dar continuidade a este relevante projeto cultural que vem proporcionando e valorizando a aproximação do cinema às questões ambientais, e ampliando o intercâmbio cultural entre profissionais locais, nacionais e internacionais.

Desta forma, o Fica, enquanto referência mundial para o cinema ambiental é favorecido pela notoriedade e pelo aperfeiçoamento adquiridos por meio da profissionalização dos agentes institucionais que o executam, bem como das atividades gratuitas propostas para o público.

O Fica agrega valores, aquece o turismo e a economia local, e gera em torno de si uma série de atividades ligadas ao cinema e ao meio ambiente, unindo  produtores, realizadores e divulgadores do cinema ecológico, numa grande rede de troca experiências e conhecimentos.

O Estado de Goiás, assim como outros polos de produção regionais, tem sentido na pele os impactos da pandemia na sua cadeia de serviços e valores do audiovisual, mas os esforços são todos no sentido de viabilizar caminhos alternativos e honrar os compromissos.

”Nós contamos com o apoio integral e a sensibilidade do governador Ronaldo Caiado. O Fica será realizado de forma digital sem perder em excelência. Ao final tenho certeza de que o resultado será incrível”, avalia o secretário Adriano Baldy.

Mais informações: (62) 3201-3004

Secult Goiás