Os maiores comunicadores do mundo não usam PowerPoint. Talvez você deva seguir o exemplo deles.

Há evidências científicas de que o PowerPoint – não o software, mas o conceito – é pior do que inútil . O problema: Exibir palavras em uma tela enquanto fala (independentemente se você está lendo ou sustentando com imagens) NÃO aumenta a compreensão e retenção do público. Portanto, o tempo gasto na construção de um deck de PowerPoint é perdido.

Essa coluna gerou ressentimento não inesperado do leitor, já que as pessoas não gostam de ouvir que desperdiçaram uma grande parte de suas vidas profissionais criando apresentações que não as ajudavam a se comunicar melhor.

A reclamação mais comum era “você está culpando a ferramenta, não o uso inadequado da ferramenta”. Mas isso está falhando, porque o problema não é a qualidade da apresentação, mas o fato de que exibir palavras enquanto fala as palavras cria uma sobrecarga cognitiva , o que embaça sua mensagem.

Outra reclamação comum era “Se é inútil, por que tantas pessoas o usam?” Bem, o mundo dos negócios está repleto de ideias comuns, mas contraproducentes, como escritórios de plano aberto, que reduzem em vez de aumentar a colaboração , e linguagem corporativa , que reduz a inteligência do grupo. Só porque todo mundo faz isso não significa que funcione.

Em qualquer caso, os verdadeiros grandes comunicadores do mundo há muito abandonaram o PowerPoint (e seus clones) em favor de abordagens que não usam slides prolixos. Aqui estão quatro abordagens alternativas:

1. Vá totalmente sem slides (Sir Ken Robinson)

Um dos mais assistidos ( 62 milhões de visualizações ) e mais amados TED Talks de todos os tempos apresenta o reformador educacional Sir Ken Robinson. Em vez de obstruir sua mensagem com slides visualmente perturbadores, ele apresenta suas idéias de uma maneira tão envolvente e clara que suas palavras vão ao coração e ficam no cérebro.PUBLICIDADE

Embora essa abordagem oratória exija esforço para criar e ensaiar, é o esforço que realmente aumenta a compreensão e retenção do público. Como um benefício adicional, um discurso sem slides coloca o foco no palestrante e não na tela, criando uma conexão emocional mais profunda entre o palestrante e o público.

E sobre takeaways? Bem, quando as pessoas não sabem que receberão uma apostila dos slides, é muito mais provável que façam anotações, uma atividade que aumenta muito a retenção , especialmente quando feita com caneta ou lápis.

2. Comece com um documento de briefing (Jeff Bezos)

Em vez de fazer apresentações em suas reuniões, Jeff Bezos exige que quem convocou a reunião prepare um documento informativo de 1-3 páginas contendo as idéias relevantes e as decisões solicitadas. Os participantes passam os primeiros cinco minutos lendo o documento em silêncio e, em seguida, conduzem uma breve discussão sobre seu conteúdo.

A criação de um documento totalmente formado, legível e autônomo exige que você reflita cuidadosamente sobre suas ideias e, em seguida, se expresse com clareza. Isso é mais trabalhoso do que criar um esboço de marcadores, mas garante que você se comunique com maior precisão, o que é benéfico para todos.

Além disso, um documento de resumo é mais útil para levar do que um conjunto de slides (ou um vídeo de sua apresentação) porque contém pensamentos totalmente formados que podem ser lidos e absorvidos rapidamente. A cópia impressa também fornece um local onde os participantes podem fazer anotações.

3. Forneça pastas de trabalho para preencher as lacunas (Tony Robbins)

Uma das apresentações mais memoráveis ​​que já experimentei foi em um evento Tony Robbins há alguns anos. Robbins, que recentemente é polêmico, mas continua sendo um comunicador fenomenalmente eficaz, distribuiu livros encadernados contendo os pontos que ele planejava fazer, mas com áreas em branco para o público preencher as partes que faltavam.

Embora essa abordagem pareça que deva criar sobrecarga cognitiva (porque envolve palavras faladas e palavras escritas), ela não faz isso porque o público olha e ouve o palestrante, que então direciona sua atenção para a pasta de trabalho e espera enquanto eles preencheu as palavras que faltam. Dá estrutura às anotações do público.

Criar esse tipo de pasta de trabalho exige quase o mesmo esforço que criar uma apresentação de slides, mas torna a apresentação mais memorável, em vez de mais difícil de entender. Aliás, ainda me lembro de muitos dos pontos que Robbins fez … mais de duas décadas depois.

4. Evite reuniões totalmente (Mark Cuban)

Finalmente, há a solução Gordian: simplesmente pare de realizar reuniões por completo. É notório que Mark Cuban só vai a reuniões quando está no programa de TV Shark Tank . Caso contrário, ele conduz os negócios inteiramente por e-mail.

Não tenho certeza se essa abordagem é prática para todos, mas vale a pena, já se passou mais de um ano desde que fui submetido a uma apresentação de PowerPoint. (Embora eu tenha dado um outro dia, que em retrospecto era um método de comunicação que eu deveria ter evitado.)

Mas vamos encarar os fatos: 90 por cento das vezes você pode perguntar a um pretenso apresentador “qual é a essência, em três frases” e você obterá mais resultados da conversa do que se assistisse a uma apresentação inteira do PowerPoint. Regra geral: em vez do PowerPoint, vá direto ao ponto.

Jornal do Empreendedor