Concorrência entre bancos traz inovações aos modelos de financiamento. Pesquisa do setor aponta crescimento exponencial dos últimos três anos na capital.

Na mesma semana em que pesquisa do setor imobiliário apontou crescimento das vendas de imóveis em Goiânia, a Caixa anuncia mais um modelo de crédito atrativo aos consumidores. Movimentos de competição entre bancos registra momento histórico no país. Juros baixos e ampla linha de crédito pode impulsionar de vez o mercado, que passou por período de estagnação.

De acordo com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), responsável pela pesquisa que aponta crescimento, na capital, o acumulado de alta nas vendas de imóveis dos últimos três anos – de 2016 às 2019, foi de 60%. Mesmo com um dos m² mais baratos entre as capitais, o total de negociado chegou à R$ 2,5 bilhões em 2019.

Próximos anos

Para o presidente da Ademi, Roberto Elias, 2019 foi ano de vendas e lançamentos. Com taxas em menor patamar da história e crédito para construtoras investidores do setor da construção voltaram a sentir confiança no mercado, aponta o presidente, que prevê impulsionamento ainda maior com as novas linhas de crédito sendo oferecidas aos consumidores.

“Tinha-se muito receio do mercado com riscos de falta de recursos. A Caixa, por exemplo, agora pode negociar com fundos internacionais e imobiliários, o que melhora a condição do crédito”, pontua Roberto Elis, que segue explicando que com a nova linha com juros fixos à 8% oferecida pela Caixa representa estabilidade nos preços das prestações e abre portas à compradores que recentemente tiveram crédito negado.

“A pessoa que buscou financiamento há um ano e não conseguiu, pode agora ir ao banco e conseguir o crédito, porque a prestação baixou”, afirma o representante da Ademi. Roberto Elias chama atenção ainda de um novo modelo de empreendimento que deve começar a ser lançado na capital: apartamentos com um quarto.

“O que ocorre em São Paulo ocorre dois anos depois em Goiânia. Nesse ano de 2020 deve ter lançamento de um quarto. Voltou a ser vantajoso ser dono de um apartamento de um quarto. Ele vai ter o aluguel mais a valorização de 10% do imóvel em 2020. Se ele aluga a 0,5% ele vai ter 6% ao ano e no final 16%. É o momento ideal para investimento em imóveis para aluguel”, finaliza Roberto Elias.

Fonte: Jornal Opção