A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou a criação de um auxílio para parte dos parlamentares – veja quem recebe abaixo. O texto estabelece um valor equivalente a um terço do salário mensal dos deputados. Atualmente, os parlamentares recebem mensalmente R$ 34,7 mil, o que significa que o valor acrescido será de R$ 11,5 mil.

Quem irá receber o auxílio-representação:

Membros da Mesa Diretora;
Presidentes de Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa;
Líderes de Bancada
Líder do Governo
Coordenadores de Frentes Parlamentares
Procuradora Especial da Mulher
O texto foi aprovado em segunda votação por unanimidade. O auxílio foi incluído dentro de um projeto de resolução que alterava o Regimento Interno da Casa. No texto original, o acréscimo não estava previsto.

A proposta inicial buscava alterar o Regimento Interno para incluir, como função das Comissões Permanentes, o estudo de temas de suas áreas de atuação e a promoção de eventos como conferências, exposições, palestras e seminários.

A emenda aditiva diz que o auxílio-representação será concedido “a título de indenização”. Conforme o texto, o auxílio é calculado exclusivamente sobre o salário mensal, desconsiderando outras verbas, e não pode ser acumulado em casos de exercício simultâneo de mais de um dos cargos previstos.

A execução das despesas decorrentes do auxílio está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira, conforme a emenda. O g1 entrou em contato com o presidente da Alego, Bruno Peixoto, para saber se o auxílio já está valendo, mas não obteve retorno até última atualização da reportagem.

G1 Goiás