A região da 44, no centro de Goiânia, terá mudanças até o final de setembro. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), as mudanças devem ocorrer a partir da próxima semana, mas ainda não foi definitivo um dia específico. Uma das principais mudanças é a alteração da velocidade máxima permitida na pista para 40km/h.

De acordo com Horácio Mello, titular da pasta, a região será transformada em ‘zona 40’ e os motoristas devem ficar atentos à sinalização. Para ele, é um local com muitos pedestres e as mudanças vão trazer mais segurança.

‘’A região é de muito fluxo e mais de um milhão de pessoas passam pelo local todo mês. Na época do Natal mais ainda. Estamos garantindo uma fluidez maior” explica o secretário.
As obras de revitalização no local começaram no dia 24 de agosto e a secretaria deu um prazo de 30 dias, contando a partir do início das obras, para a finalização.

O secretário explicou que a fiscalização da região será feita por meio de lombadas, agentes de trânsito, fiscalização eletrônica, implantação de novas placas e campanhas educativas.

De acordo com Horácio Mello, nos primeiros sessenta dias da mudança ninguém será multado. Após este período, já com as lombadas instaladas, placas e fiscalização eletrônica, quem insistir em desrespeitar os pedestres será autuado.

Mudanças


Conforme a SMM, além da redução da velocidade máxima do local, outras modificações estão previstas até a próxima semana. Horácio Mello explica que, com ajuda da Seinfra, vão implementar a mudança do sentido do trânsito, retirar o canteiro central, colocar estacionamento rotativo da área azul, novas faixas de pedestre e ciclovia.

Com a mudança de sentido da Rua 44 e a retirada do canteiro central, serão quatro pistas livres e na paralela, na Avenida Contorno, três pistas livres.

Para o secretário, a mudança do sentido das vias é vantajosa, pois atualmente a sinalização dos semáforos é de três tempos, o que significa que dois sentidos do trânsito ficam parados enquanto a pista está liberada para um sentido. Com a modificação, a sinalização dos semáforos será de dois tempos, ou seja, apenas uma pista fica parada enquanto a outra está liberada.

“Mesmo a 40 por hora e com a inversão do fluxo que estamos fazendo, o carro vai circular mais rápido, pois teremos mais pistas livres e sinaleiro de apenas dois tempos’’, comenta o secretário.
O secretário considera as mudanças necessárias e que trarão mais tranquilidade para os frequentadores da região, mais respeito e segurança para os pedestres.

G1 Goiás