Avanço de frente fria deve trazer tempestades para mais de 200 cidades em Goiás, aponta previsão

Avanço de frente fria deve trazer tempestades para mais de 200 cidades em Goiás, aponta previsão

O avanço de uma frente fria deve trazer tempestades para 206 cidades em Goiás, informou o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Segundo o órgão, a frente fria deve favorecer a formação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul de 2026.

Essa zona de convergência consiste em um corredor de umidade, como um “rio atmosférico”, que transporta o vapor de água que sai da Amazônia até a região sudoeste do país, passando pela região central. Com isso, são registradas chuvas volumosas em Goiás.

Na madrugada desta terça-feira (20), o deslocamento dessa frente fria intensificou a nebulosidade em todo o Estado de Goiás, provocando chuvas volumosas e tempestades severas em diversas regiões.

Conforme a previsão, a região oeste de Goiás deve registrar o maior volume de chuvas, podendo chegar a 60,0mm, seguido pela região norte, com 55,0mm, e pela região central, com 50,0mm.

O gerente do Cimehgo, André Amorim, contou que essa frente fria deve durar até esta sexta-feira, dia 23 de janeiro. Ele alerta que haverá chuvas em todo estado e que a atenção deve ser redobrada na região do Entorno do Distrito Federal.

“Teremos volumes de chuvas que podem alcançar 200 milímetros no decorrer da semana”, informou.

G1 Goiás

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio