Teve também redemoinho de fogo em Palmeiras de Goiás. No município da região central do estado, o pânico chegou a um frigorífico.
As queimadas em vários municípios de Goiás têm causado prejuízos, matado animais silvestres e levado medo aos moradores. Em três usinas de álcool, trabalhadores tiveram que deixar os locais às pressas por causa da aproximação do fogo. O mesmo aconteceu em um frigorífico e em uma escola, nesta quinta-feira (19). O estado já está há mais de 120 dias sem chuvas.
Teve também redemoinho de fogo em Palmeiras de Goiás. No município da região central do estado, o pânico chegou a um frigorífico.
“Vai pegar fogo! Misericórdia, Deus pai!”, diz uma pessoa, enquanto filmava o fogo, que formou um o grande redemoinho.
Os funcionários do frigorífico relataram que foram 40 minutos de correria e eles precisaram ser retirados do local.
“Olha a altura desse fogo, Meu deus. Chegando dentro do frigorífico”, relatou outra pessoa no vídeo.
Outras imagens gravadas em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, mostram a fuga de alunos após o fogo se aproximar da unidade e a fumaça invadir a unidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/3/I/XiElhpQwaRUG6opEQr6w/escola.jpg)
Usinas de álcool em risco
Em uma usina de etanol, em Maurilândia, nos sudoeste de Goiás, trabalhadores também foram obrigados a fugir. “Está evacuando a usina. O trem está feio”, comenta um homem que gravou o momento da fuga.
Mesmo com o trabalho dos brigadistas e dos bombeiros, dois carros foram destruídos pelo fogo.
Nesta quarta-feira, em outra usina, desta vez em Goiatuba, no sul de Goiás, funcionários também abandonaram o parque industrial porque o fogo se aproximou dos compartimentos que armazenam o álcool.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/d/v/HSD8ubSeKA1CNXPeAWRA/capivara.jpg)
Em Santa Helena, a área de outra usina de etanol foi evacuada. E os animais também sofrem. Uma capivara morreu tentando escapar dos incêndios no município que fica no sudoeste de Goiás.
Diante do cenário de destruição e de prejuízo para produtores rurais, foi declarada situação de emergência e calamidade pública por causa das queimadas.
Trânsito parado
Em Jataí, também no sudoeste, moradores ajudaram uma senhora a sair do meio da fumaça. Duas BRs foram interditadas, a 060, entre Rio Verde e Jataí e um trecho da 364 entre Jataí e São Simão.
“Tem um monte de carreta parada lá atrás, moçada! Carro parado no meio da fumaça preta. Tem um monte de carro parado lá pra trás”, relatou um motorista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/P/P/rhXV7kQgm8cPUDrLecGg/interdicao.jpg)
Fonte: G1 Goiás