O setor de serviços em Goiás cresceu 2,4% em abril, na comparação com igual período de 2022. A alta se deu nas atividades de serviços de informação e comunicação (10,1%); outros serviços (9,4%); serviços profissionais, administrativos e complementares (1,9%); e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,9%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (15).

O aumento chega a 7,7% no acumulado dos últimos 12 meses, com expansão de nas atividades de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (20,8%), e a 7,3% em 2023, com a categoria outros serviços sendo a que mais cresceu (16,9%). “Mesmo com recuo de março para abril, registramos crescimento expressivo ao longo dos últimos meses. E a expectativa é de salto no próximo semestre”, avalia o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

País


No Brasil, o volume de serviços recuou em 26 das 27 unidades da Federação, em relação a março. Os impactos mais importantes foram em São Paulo (- 1,5%) e Rio de Janeiro (- 5,5%), seguidos por Santa Catarina (- 3,5%). Na comparação com abril de 2022, porém, o avanço do volume de serviços no país alcançou 2,7% em 23 das 27 unidades federativas.

Turismo


O setor de turismo goiano teve a terceira maior alta nacional. Conforme os dados do IBGE, em abril deste ano, o volume de atividades turísticas em Goiás atingiu 1,5% na série com ajuste sazonal, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul (3,8%) e do Rio de Janeiro (2,6%).

Em contrapartida, na comparação com abril de 2022, o volume de serviços de turismo em Goiás caiu 4,4%, a primeira queda desde janeiro. No entanto, o turismo goiano acumula alta de 6,5% no ano e de 8,5 % nos últimos 12 meses.