Pancadas de chuvas irregulares, tempestades acompanhadas por rajadas de vento e eventual queda de granizo são os eventos previstos pela meteorologia para Goiás nesta quarta-feira (16). O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para o risco potencial de chuvas intensas e com a possibilidade de granizo.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que o alerta é para todo estado de Goiás. “Apesar de ter chovido, está abafado e o ar está quente. Então, temos temperatura e umidade vindo da região norte do país e essa combinação favorece a formação de áreas de instabilidade. Em alguns locais, não em todos municípios, pode ter a presença eventual de granizo, rajada de vento e raios”, afirmou Amorim.
Recentemente, os municípios de Doverlândia, Três Ranchos e Santa Helena de Goiás registram chuvas intensas que causaram transtornos, informou o gerente do Cimehgo. “Nós estamos na transição. Ainda não começamos o período chuvoso, estamos com as primeiras chuvas, por isso é sempre bom ter atenção e cuidado por conta dessa situação. Esse período é muito propício para tempestades”, alerta Amorim.
“Quando a chuva cai, a gente recebe em formato de água, mas esses cristais de gelo podem se juntar e formar as pedras de gelo que caem com o peso da nuvem”, explicou o gerente do Cimehgo.
Na capital, a previsão para esta quarta-feira (16) é de nebulosidade e pancadas de chuvas isoladas, com temperaturas podendo variar entre 19ºC e 32ºC. Além de Goiânia, o Cimehgo prevê pancadas de chuvas em outras cidades goianas como Rio Verde, Luziânia, Itumbiara, Ceres e Goianésia. As maiores temperaturas poderão ser registradas em Porangatu, com máxima de 37ºC, Aruanã e Araguapaz, com 36ºC.
G1 Goiás