A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai contar com um novo processo seletivo para ingresso na instituição. O Pró-Reitor de Graduação, Israel Trindade, explicou que o intuito é preencher as vagas que sobram das inscrições regulares nos cursos de graduação.

É uma preocupação da UFG ter 100% das vagas preenchidas. Essa nova forma de ingresso amplia a participação das pessoas, democratiza o acesso ao ensino superior”, disse Israel Trindade.

O processo seletivo já vai começar a valer no primeiro semestre deste ano. As vagas que não forem preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), vão ser ofertadas no edital complementar e, em seguida, serão liberadas como vagas remanescentes.

Segundo o pró-reitor, será possível participar usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos 15 anos. Enquanto o Sisu aceita apenas a nota da última prova aplicada.

O pró-reitor destacou que ainda não há data definida para publicação do edital. “A intenção é que ele seja divulgado entre fevereiro e março”, disse.

Os cursos contemplados no processo seletivo dependerão do preenchimento na seleção regular. Segundo Israel Trindade, caso um curso tenha todas as vagas preeenchidas no processo regular, ele não será ofertado no complementar.

G1 Goiás