O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), informou na tarde deste domingo (17) que recebeu uma ligação do ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, falando sobre a liberação das vacinas contra Covid-19 e que irá a São Paulo buscar pessoalmente as doses destinadas a Goiás. O estado já começou a distribuir seringas e agulhas para os municípios se prepararem para a imunização.

“Já recebi o telefonema do ministro da Saúde, o ministro Pazuello, que me convidou. Estou decolando daqui de Goiânia às 4h, estarei às 7h em Guarulhos para receber as vacinas que serão aplicadas nas pessoas que compõem o grupo de risco”, afirmou.

O governador disse que, devido à ligação que recebeu, cancelou a agenda prevista para segunda-feira (18). Ele ainda disse que, assim que as doses chegarem, a vacinação começará “imediatamente”.

”Vamos começar a vacinar imediatamente. Na mesma hora que [a vacina] chegar, ela será distribuída de acordo com os grupos que são prioritários na vacinação, a todos os municípios, e iniciaremos imediatamente. Logo depois, mais doses chegando, nós ampliaremos nossa imunização”, disse.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, o estado deve receber 7% do total de vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde.

As mais de 1 milhão de seringas e agulhas começaram a ser distribuídos na sexta-feira (15) e de o trabalho deve ser concluído até segunda-feira (18). Eles foram enviados para 18 regionais de saúde, que serão responsáveis por repassar aos 246 municípios.

Segundo o governador, assim que as doses chegarem ao estado, serão “imediatamente” distribuídas para as cidades.

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, disse o estado já tem material suficiente para fazer a vacinação. Além dessa primeira remessa de insumos, o estado comprou 2,5 milhões de seringas e agulhas. Com isso, seria possível imunizar metade da população do estado.

Inicialmente, a expectativa é que os primeiros a serem imunizados sejam idosos e profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à doença.

G1