A próxima testagem de antígeno da Covid-19, realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá nesta quinta-feira (17), das 08 às 17h, na Escola Municipal Monteiro Lobato, no Setor Orienteville, região Sudoeste. Os testes serão oferecidos nas modalidades drive thru e pedestre.

“A ação acontece pela terceira vez na região Sudoeste, devido ao cenário epidemiológico e ao número de internações, e também pela concentração de casos no local,” explica o superintendente em Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes.

Como já vem acontecendo, poderão fazer o teste pessoas acima de 12 anos de idade que não apresentam sintomas. Sintomáticos devem procurar uma unidade de saúde ou agendar a coleta domiciliar pelos telefones da Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19  (3267-6123 e 98599-0200).

O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz, com swab, espécie de haste flexível. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos. Quem apresentar resultado negativo, poderá receber doses da vacina de febre amarela, para isso é necessário levar o cartão de vacinação. A vacina é indicada para pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade.

Balanço da testagem

Desde o início da testagem ampliada da população, no dia 5 de agosto, Goiânia já testou 104.553 pessoas, sendo que 12.070 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o  que corresponde a 11,5% do total.

Prefeitura de Goiânia