Com voto contrário do vereador Azulão Jr. (PSB) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a derrubada do veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) à mudança do nome da Avenida Castelo Branco, para Avenida Iris Rezende Machado, segundo projeto do vereador Clécio Alves (MDB).

Azulão defendeu a continuidade do nome Castelo Branco, pois segundo afirmou, é uma solicitação dos comerciantes da região que terão muitas despesas para troca de endereço nas fachadas e também na razão social dos contratos.

Clécio e Izídio Alves (também do MDB) defenderam a troca, inspirados no trabalho e no papel político desempenhado pelo político como vereador, senador, ministro da Agricultura e da Justiça do Brasil, governador de Goiás por duas vezes e prefeito de Goiânia por três mandatos e que faleceu em 9 de novembro de 2021.

O vereador Marlon (Cidadania) citou mudança na Lei Orgânica do Município, em 2014, que permite alteração dos nomes das vias e logradouros públicos já existentes, quando se tratar de denominação que se refira às personalidades ou autoridades vinculadas ao período da Ditadura Civil e Militar Brasileira, ou fizer alusão ao nazismo ou fascismo.

O presidente da CCJ, Henrique Alves (MDB) sugeriu que a Prefeitura conceda algum benefício como redução do IPTU aos comerciantes da avenida, em vista dos prejuízos que poderão ter após a mudança do nome do logradouro.

A matéria segue para apreciação do plenário nas próximas sessões.