Sem uma data definida para início da vacinação contra a Covid-19, o Governo de Goiás se prepara nos bastidores para a imunização da sua população. Aguardando o envio das vacinas pelo Ministério da Saúde, o estado antecipou a compra de 2,5 milhões de seringas e agulhas para aplicação dos imunobiológicos, além de já ter 1,3 milhão de materiais em estoque, totalizando 3,8 milhões de kits para as primeiras fases da campanha. O Plano Estadual de Imunização será apresentado pela Secretaria de Saúde (SES-GO) na próxima semana. O documento está em fase final de validação.

O pregão realizado por Goiás para aquisição de agulhas e seringas foi realizado em novembro de 2020. Cada kit com agulha e seringa custou R$0,31 centavos. Para Ismael Alexandrino, secretário de Saúde de Goiás, os kits são suficientes para vacinar os grupos de risco existentes no estado. Segundo ele, são cerca de 1,8 milhão de pessoas com prioridade de imunização.  “Fomos o primeiro estado brasileiro a fazer essa aquisição. De forma que quando o MS nos enviar a vacina teremos condições de distribuir e aplicar”, destacou.

Cada vacina conta com as suas peculiaridades para armazenamento. Caso a vacina enviada pelo Ministério da Saúde necessite ser armazenada a baixas temperaturas, o estado conta com recursos para recebê-las. Estão garantidos no mínimo seis super freezers para receber as doses. Três destes em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e outros três são do Hemocentro de Goiás. A SES-GO negocia com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), que também pode contribuir com um refrigerador.

Jornal Opção