Candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) voltou a ser entubado na tarde deste domingo (15), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Internado há 16 dias, o político de 71 anos teve um aumento na inflamação dos pulmões e tem quadro considerado estável.

O médico que acompanha o político, Marcelo Rabahi, optou pela ventilação mecânica invasiva para que ele fosse submetido a uma broncoscopia, que é como se fosse uma “endoscopia dos pulmões”, para avaliar o motivo da piora. Segundo o profissional, as funções vitais, cardíacas e renais estão preservadas.

“Para a segurança do próprio Maguito, esse procedimento foi realizado sob sedação e analgesia, e ele foi entubado. O procedimento transcorreu-se sem nenhuma complicação. O material foi colhido e encaminhado para análise. Até que seja feita a análise, ele deverá permanecer sedado, entubado e em ventilação mecânica invasiva”, disse o médico.

Contaminação


Maguito Vilela testou positivo para o coronavírus no último 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiânia. O médico destacou que os próximos passos do tratamento dependem de uma avaliação quanto às respostas clínicas do candidato.

Em 27 de outubro, ele recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o do nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia, ele foi transferido para São Paulo.

No dia 30, Maguito foi entubado, pela primeira vez, após piora no quadro respiratório.

Seu candidato a vice, o vereador Rogério Cruz, também testou positivo para o coronavírus. Porém, não precisou ser internado.

Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de dez dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí, cidade natal do político.

Carreira política


Maguito já foi eleito vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Também foi governador de Goiás entre 1995 a 1998, quando disputou e ganhou a eleição para senador. Em 2007, foi nomeado por Guido Mantega, então ministro da Fazenda, como vice-presidente do Banco do Brasil.

Antes de disputar a eleição desde ano, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012.

G1