Segundo o presidente da Agetul, brinquedos foram reformados, ganharam pintura nova e estão 100% seguros para funcionar. Local está fechado há quase dois anos, desde acidente que deixou 13 feridos.

O presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Ronaldo Vieira, afirmou que o Parque Mutirama vai ser reaberto em julho deste ano. O local está fechado desde julho de 2017, depois de um brinquedo quebrar e deixar 13 feridos, entre crianças, adolescentes e dois adultos.

Segundo Ronaldo Vieira, faltam apenas alguns detalhes para então ser decidida, junto ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, a data mais adequada.

“Estamos ansiosos pela reabertura do parque, com 100% de segurança nos brinquedos, que estão totalmente seguros. Com certeza o Parque Mutirama será reaberto no mês de julho. Nós vamos retornar no mês de julho, com toda a recuperação desse espaço, e com dignidade [vamos] entregar à população de Goiânia”, diz o presidente da Agetul.

O engenheiro mecânico José Welinton Dias, responsável pelo Mutirama, disse que o espaço está quase pronto para receber os visitantes. Segundo a Prefeitura de Goiânia, até o momento foram contabilizados cerca de R$ 2 milhões em gastos com os equipamentos.

“Os brinquedos estão passando por um período de teste. Para a reabertura, ainda faltam a finalização desses testes e a elaboração dos relatórios técnicos, ou seja, o que foi feito com o protocolo de manutenção, que foi totalmente refeito. Depois disso, vamos apresentar os relatórios aos órgãos, como Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás e Ministério Público”, conta José.

Segundo ele, alguns brinquedos foram desativados por problemas técnicos e por estarem sem condições de uso, como o Twister, onde ocorreu o acidente, e a Torre. Ao todo, são 27 equipamentos.

“Já para a ‘Casa Fantasma’ e no ‘Teleférico’ está sendo realizada uma outra licitação, por questão de custo, que já está em andamento”, conta o engenheiro.

O Parque Mutirama foi inaugurado em 1969 e está localizado no centro de Goiânia. Também integram a área do Mutirama o Parque dos Dinossauros e o Planetário da Universidade Federal de Goiás.

O acidente

parque foi fechado no dia 26 de julho, quando o eixo do brinquedo Twister se partiu e a estrutura caiu com 16 pessoas. Dessas, 13 ficaram feridas. A mais grave foi Iraci Francisca da Conceição. Ela teve a perna esmagada pela estrutura.

No dia 27 de setembro, o Instituto de Criminalística divulgou o resultado do laudo que apontou que o acidente aconteceu devido ao desgaste da peça e a falta de inspeções frequentes.

A Polícia Civil indiciou o ex-engenheiro do parque, o então presidente da Agetul e o então supervisor do parque, Wanderley Alves Siqueira, por lesão corporal. Eles foram denunciados e a Justiça aceitou o documento em dezembro 2018. O site não conseguiu localizar as defesas deles para comentar o assunto.

Briquedo Twister cedeu e deixou crianças feridas em Goiânia, Goiás — Foto: Aline Leonardo/Arquivo Pessoal
Briquedo Twister cedeu e deixou crianças feridas em Goiânia, Goiás — Foto: Aline Leonardo/Arquivo Pessoal

Atrasos na reabertura

A Prefeitura de Goiânia programou inicialmente a reabertura para abril de 2018. Com dificuldade em localizar peças para os brinquedos, a data foi alterada para julho.

Porém, no início das férias escolares, a administração adiou novamente a reabertura, para o dia 24 de outubro, junto com o aniversário de Goiânia. O prazo não foi cumprido novamente e, desde então, não foi estabelecida uma nova data.

Fonte: G1 Goiás