Por conta do feriado do Ano Novo, instituições públicas e privadas têm alterações nos horários de funcionamento em Goiás. No primeiro dia útil do ano de 2020, agências bancárias e unidades do Vapt Vupt estarão fechados. Nos shoppings, apenas as áreas de alimentação devem funcionar.

De acordo com o governo do estado, nas repartições públicas, além do feriado do dia 1º de janeiro, a quinta-feira (31/12) é considerada ponto facultativo.

Veja o que abre e fecha no Ano Novo:

Parque Mutirama

O Parque Mutirama estará fechado no dia 1º. Segundo a prefeitura, de quarta-feira a domingo, o horário de funcionamento é das 10h às 16h. A entrada é gratuita, mas limitada a 1 mil pessoas por dia, devido à pandemia de coronavírus.

Zoológico de Goiânia

O Zoológico de Goiânia estará fechado no dia 1º. De quarta-feira a domingo, o horário de funcionamento é das 8h30 às 17h. O valor da entrada é de R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada). O limite de pessoas no parque é de 2 mil por dia.

Vapt Vupt:

No dia 31 de dezembro, 58 agências da rede vão realizar atendimento das 8h às 13h. Já em 1° e 2 de janeiro de 2021, todas as unidades estarão fechadas. Todos os serviços devem ser agendados por meio do site do Vapt Vupt.

Unidades que vão funcionar em horário especial no dia 31 de dezembro:

  • Goiânia: Praça Cívica, Campinas, Praça da Bíblia, Shoppings Araguaia, Mangalô, Lozandes, Cidade Jardim, Passeio das Águas e Buena Vista;
  • Aparecida de Goiânia: Garavelo, Shopping Buriti e Aparecida Shopping;
  • Anápolis: Anápolis Sul e Anashopping;
  • Trindade: Centro e Maysa;
  • Luziânia: Centro e Jardim Ingá.

Demais unidades do interior que funcionam em horário especial em 31 de dezembro:
Águas Lindas, Campos Belos, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goianira, Goiatuba, Itaberaí, Itapuranga, Itapaci, Itumbiara, Iporá, Inhumas, Jataí, Jaraguá, Minaçu, Morrinhos, Mineiros, Palmeiras de Goiás, Planaltina, Porangatu, Posse, Pires do Rio, Piracanjuba, Pirenópolis, Quirinópolis, Santo Antônio do Descoberto, Santa Helena de Goiás, Rio Verde, Rubiataba, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás.

Bancos

Esta quarta-feira (30) é o último dia de expediente bancário de 2020. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, os bancos estarão fechados.

Segundo a Associação de Bancos (Asban), a população poderá utilizar normalmente os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Correios

Na quinta-feira (31) e na sexta-feira (1º), não haverá expediente. Para obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações, os clientes devem acessar o site.

Comércio

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas- GO), as lojas de rua e de shopping centers não poderão convocar os empregados em 1º de janeiro. As áreas de lazer dos shoppings fazem parte de outros sindicatos e, por esse motivo, a determinação de abertura ou fechamento não fica a cargo das definições dos mesmos.

O horário de funcionamento do comércio de rua nos dias que antecedem o Ano Novo é uma decisão do lojista, que tem autonomia para estender o período de abertura

Supermercados

De acordo com a Associação Goiana de Supermercados (Agos), no dia 31 de dezembro os supermercados terão o funcionamento normal. Já no dia 1º de janeiro, os estabelecimentos devem permanecer fechados.

Shoppings:

• Buriti Shopping
Dia 31/12: lojas e área de alimentação das 10h às 18h;
Dia 1º/01: feriado: lojas fechadas; área de alimentação aberta das 12h às 20h.

• Flamboyant Shopping
Dia 31/12: lojas e área de alimentação das 10 às 18h;
Dia 1º/01: lojas fechadas; área de alimentação aberta das 12 às 22h.

• Goiânia Shopping
Dia 31/12: lojas e área de alimentação das 10 às 18h;
Dia 01º/01: lojas fechadas; área de alimentação aberta das 10h às 22h;

• Aparecida Shopping
Dia 31/12: lojas e área de alimentação das 9h às 16h;
Dia 1º/01/2021: lojas e quiosques fechados; área de alimentação aberta das 12 às 21h;

• Araguaia Shopping
Dia 31/12: das 8h30 às 18h;
Dia 1º/01: lojas fechadas; praça de alimentação aberta das 10h às 18h;

• Passeio das Águas Shopping
Dia 31/12: lojas e área de alimentação das 10h às 17h;
Dia 1º/01: lojas fechadas; área de alimentação aberta das 12h às 22h (abertura facultativa);

• Shopping Bougainville
Dia 31/12: lojas e área de alimentação das 10h às 18h
Dia 1º/01: fechado e área de alimentação das 12h às 20h.

Região da 44:

Segundo a Associação Empresarial da Região da 44, no dia 31, as lojas devem funcionar das 7h às 15h; no dia 1º de janeiro a região estará fechada. No sábado (2), a abertura acontece das 8h às 14h. As lojas estarão fechadas no domingo (3).

Judiciário:

Segundo o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), a comarca de Goiânia estará de plantão para atendimentos cível e criminal – das 12 às 18h, no Fórum do Jardim Goiás; e audiências de custódia – das 7h às 11h. Para comarcas no interior do estado, a relação dos plantonistas pode ser conferida por meio do site do TJ-GO.

Hemocentro:

Na quinta-feira (31) haverá expediente no ambulatório e coleta das 8h às 12h. A unidade estará fechada no dia 1º. Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (4).

Saneago

De acordo com a companhia, não haverá atendimento nos escritórios da Saneago nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. As equipes devem manter as atividades de campo para garantir o abastecimento da população, o usuário pode buscar atendimento 24h por meio do telefone 0800 645 0115.

Detran-GO

O atendimento será suspenso no dia 31 de dezembro e deve retornar apenas na segunda-feira. Os agendamentos devem ser feitos no site do Detran-GO.

Unidades de saúde:

Os hospitais da rede pública estadual funcionam em regime de plantão nos dias 30 e 31. A assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será realiza normalmente nos setores de urgência e emergência, com a área administrativa atendendo em regime escalonado.

Estarão em funcionamento os setores de urgência e emergência do Hugol, Hugo, HDT, Materno-Infantil e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizados em Goiânia; Huapa, em Aparecida de Goiânia; Hurso, em Santa Helena de Goiás; Huana, em Anápolis; Hutrin, em Trindade; Heelj, em Pirenópolis; e Heja, em Jaraguá.

Voltados para o atendimento de pacientes com Covid-19, os HCamps de Goiânia, Luziânia, Formosa, Jataí, São Luís de Montes Belos, Itumbiara e Porangatu funcionarão todos os dias, sem interrupção da assistência. Já a Central de Orientação sobre o coronavírus (Cori) não funcionará durante o feriado e só retomará aos atendimentos na segunda-feira (4).

Hospital de Urgências de Goiânia - HUGO no Setor Pedro Ludovico em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1
Hospital de Urgências de Goiânia – HUGO no Setor Pedro Ludovico em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1

G1