A rede pública estadual de Goiás atingiu a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ensino médio, de 2023. O resultado foi divulgado na tarde desta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
As escolas de Goiás atingiram a maior média já registrada para o ensino médio público no País, com uma pontuação de 4,8 no Ideb. No total, em relação a taxa de aprovação do ensino médio em 2023, Goiás alcançou média de 98,3, com destaque para o terceiro ano do ensino médio, que ficou em 99,1 pontos.
Já em relação às notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, a rede estadual de ensino marcou 284,54 e 280,06 pontos respectivamente. A nota média padronizada nos dois quesitos ficou estabelecida em 4,88.
Pernambuco e Piauí também conseguiram atingir notas ou superaram metas de aprendizado estabelecidas para o ensino médio.
Segundo o Ideb, o País alcançou 6 pontos nos anos iniciais de ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), chegando a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador. Já nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Brasil alcançou 5 pontos e o ensino médio registrou 4,3 pontos, ficando abaixo das metas do indicador para o país nessas etapas, que era de 5,5 e 5,2, respectivamente.
Quando se comparam os resultados de proficiência padronizada do Ideb (matemática e leitura), entre 2021 e 2023, 96% dos estados (26) melhoraram o desempenho nos anos iniciais; 59% (16 estados) nos anos finais; e 65% (17 estados) no ensino médio.
O que é o Ideb
O Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta forma, apresentam melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxa de aprovação e proficiência nas avaliações.
Em 2021, o Ideb encerrou o ciclo de metas inicialmente estabelecido para a trajetória do indicador criado em 2007, de acordo com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (BRASIL, 2007). Conforme disposto no Decreto nº 6.094/2007, o Ideb representa um indicador “objetivo para a verificação do cumprimento de metas fixadas no termo de adesão ao Compromisso”. As metas foram definidas para cada ente federativo e unidade escolar de 2007 até o ano 2021, com o objetivo de contribuírem para que, em 2021, o nível aferido nacionalmente equivalesse à média dos países desenvolvidos (Inep, 2022).
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