A economia verde será prioridade do governo de Goiás na retomada do crescimento econômico pós-pandemia de Covid-19, disse nesta quarta-feira, 15, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis. Em live promovida pela Escola de Governo, ela afirmou que “o desenvolvimento é virtuoso quando é promovido de forma sustentável”.

Segundo Andréa Vulcanis, a missão do Governo de Goiás  é fomentar e promover  a nova economia verde. “Quando olhamos para Goiás, percebemos uma economia forte, setores econômicos consolidados, um agronegócio pujante. Tivemos safra recorde este ano. Mas, por outro lado, temos nascentes comprometidas, crises hídricas persistentes, uso descuidado com defensivos sem procedência, reservas legais e área de preservação permanente não preservadas, desmatamentos ilegais, perda de solos, comprometimento dos nossos rios”, afirma.

“Nossas ações nos posicionam de forma a promover o crescimento econômico levando em conta toda a importância do nosso meio ambiente como pilar do desenvolvimento”, diz Andréa Vulcanis. “Falar em economia verde é falar dos nossos recursos naturais como fonte de tudo que é produzido, desde o remédio até a água que sustenta a produção”, pontua. “Nossa economia tem como base de sustentação nossos recursos naturais – minérios, solo, água, plantas, polinizadores, regime climático – tudo que tem um valor inestimável e que, muitas vezes, não conseguimos  enxergar de maneira óbvia”, destaca.

A secretária relatou viagens que fez no final de semana pelo Nordeste goiano, incluindo visita ao Parque Estadual de Terra Ronca. “Nesta região, onde estão nossas áreas mais preservadas, infelizmente os rios estão secando. Ainda estamos em meados de julho, faz pouco tempo em que se encerrou o período de chuvas. “Percorri cerca de 230 quilômetros em estradas de chão entre Alto Paraíso e São Domingos. Cruzei 30 córregos e rios e, em apenas quatro deles, corria água. Os demais estavam completamente secos ou com água parada, no finalzinho para acabar”, lamenta Andréa Vulcanis (com informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad).