Neste ano, festival acontecerá entre os dias 12 e 18 de agosto em vários espaços culturais de Goiânia.

Vai ter Pitty com disco novo, vai ter Duda Beat com “sofrência pop”, Criolo, Baco Exu do Blues e, para não fugir à regra, vai ter Boogarins com o seu atual show Sombrou Dúvida (2019). É em ritmo de aglutinação cultural que o Bananada 2019 anuncia agora o line up completo do festival que acontece de 12 a 15 de agosto em diversos espaços culturais de Goiânia e nos dias 16, 17 e 18 de agosto na arena principal do evento, montada no Passeio das Águas Shopping.

Com uma programação diversificada e que dialoga com as várias facetas da produção musical contemporânea do Brasil, diversos artistas nacionais e internacionais integram o line up de 2019: Metá Metá, Black Alien, Jaloo em feat animado com MC Tha, Pitty que recentemente lançou o elogiado álbum Matriz, Criolo, Tulipa Ruiz & João Donato, Teto Preto, Liniker e os Caramelows, Luedji Luna, Luiza Lian, Felipe Cordeiro, Hurtmold (20 anos), Bixiga 60, Edgar, Tuyo, Terno Rei, Gustavo Bertoni e muito mais (confira abaixo a programação completa).

Como janela expoente da música brasileira, o Bananada dá foco em atrações regionais, com bandas e cantores de Goiás. Artistas como Brvnks, Mateus Carrilho, Davi Sabbag, Bruna Mendez, Beto Cupertino, Goiaba e os Tranquilos, Bebel Roriz, Diego Mascate, Kleuber Garcêz, Caffeine Lullabies e Niela fazem shows especiais no evento. Há ainda bandas internacionais que ocupam os palcos do festival, a exemplo de Frente Cumbiero (Colômbia), Paus (Portugal) e The Holydrug Couple (Chile).

No time da música eletrônica e dos DJs, o Bananada abre frequência para diversos profissionais atuantes, como Faul, Kefing, Gabb Borghetti, Afrika Billy, Bruno Caveira e Raul Majadas. A ideia é promover uma convergência sonora entre diferentes sons e criar uma grande festa da música brasileira no meio do Brasil Central.

“Estamos em um momento político muito delicado e pensamos o festival como uma plataforma de comunicação e de cultura. Tentamos intercalar artistas que são a cara do festival, e fizemos ponto de contato com bandas espalhadas por todo o País e em outros países, como Portugal e Colômbia”, reflete um dos coordenadores do festival, o produtor Lucas Manga.

Com uma programação mista e que se preocupa com diversidade, Manga explica que o line up do Bananada está cada vez mais feminino. Nomes como Jessica Caitano, Feminine Hi-Fi, Dani Vieira e Saskia ilustram a heterogeneidade de gênero. “Pensamos sempre em representatividade, preocupamos muito nas questões que envolvem diversidade, contra o racismo e a homofobia, e quanto mais posicionamento político, melhor”, aponta o coordenador.

A edição 2019 não têm incentivos públicos, mas conta com a parceria da Red Bull Music e patrocínio da Natura Musical, Devassa, Sympla, Chilli Beans, Spotify e TV Anhanguera.

Artes visuais do festival Bananada 2019

Já tradição do festival, os organizadores do evento sempre convidam um artista brasileiro para criar a arte do cartaz, que servirá posteriormente de ilustração de toda a identidade visual da edição. Para este ano, a artista goiana Beatriz Perini desenvolveu um trabalho que mescla ilustração, colagem e arte digital, com conceitos experimentais e figurativos.

De acordo com a artista, participante fiel do evento “desde que era menor de idade”, o trabalho discorre sobre a sua própria relação afetiva com o evento. “Foquei na minha relação com o festival para criar esse portal, tendo em mente a sensação de adentrar um universo alternativo, fora da realidade, com as coisas que um bom festival pode proporcionar: música, encontros e surpresas da mente”, reflete Beatriz.

Duas décadas de imersão

Como uma expoente janela para a música contemporânea mundial, o Bananada está há mais de duas décadas no roteiro de festivais brasileiros. Em toda sua história, o evento sempre se preocupa em realizar um intercâmbio e encontro através da agenda de shows com nomes atuais e importantes da música brasileira, intercalando com atrações internacionais, no meio do Brasil.

Festival Bananada 2019 no Spotify

O Festival Bananada também acaba de fechar a parceria especial com o Spotify e, em breve, o público poderá conferir playlists exclusivas e especiais de bandas, DJs e cantores que integram o line-up do #Bananada2019. Acesse o perfil do festival no Spotify (“Festival Bananada”).

Line-up do festival Bananada 2019:

PITTY – TULIPA RUIZ & JOÃO DONATO – CRIOLO
DUDA BEAT – BACO EXU DO BLUES – BOOGARINS
METÁ METÁ – BLACK ALIEN – TETO PRETO – LINIKER E OS CARAMELOWS
LUEDJI LUNA – FRENTE CUMBIERO (COLÔMBIA) – PAUS (PORTUGAL) – BIXIGA 70
DRIK BARBOSA – MENORES ATOS – JALOO ft. MC THA – HURTMOLD (20 ANOS)
LUIZA LIAN – FELIPE CORDEIRO – EDGAR – TUYO – BRVNKS – TERNO REI
JESSICA CAITANO – FEMININE HI-FI – BATEKOO – BLACK PANTERA – OQUADRO
DAY – BETO CUPERTINO – MATEUS CARRILHO – E A TERRA NUNCA ME PARECEU TÃO DISTANTE
SASKIA – DAVI SABBAG – ROMERO FERRO – DA CRUZ – CATAVENTO – GUSTAVO BERTONI
BRUNA MENDEZ – GRASSMASS – THE HOLYDRUG COUPLE (CHILE) – RAÇA – GUIZADO – RONEI JORGE
JADSA CASTRO – ESDRAS NOGUEIRA – PAPISA – SINTA A LIGA CREW – JOE SILHUETA – DEB AND THE MENTALS
JOSYARA – MAGÜERBES (25 ANOS) – GLUE TRIP – VALV – SUPERVÃO – UBUNTO & RICO JORGE
TRAVA BIZNESS – DJ WALDO SQUASH – DEMONIA – RODRIGO ALARCON – ROOTS ROCK REVOLUTION – BULE
STASH – DAVID CARNEIRO – GOIABA E OS TRANQUILOS – EL EFECTO – DJ FAUL – DANI VIEIRA – DJ TAHIRA
NIELA – CAFFEINE LULLABIES – ENEMA NOISE – EKENA – BEMTI – CALIANDRA – SEKI – LUCAS MANGA
GABB BORGHETTI – MARI BÊ – AFRIKA BILLY – KLEUBER GARCÊZ – DJ KEFING – DESERT CROWS
GABI MATOS – BRUNO CAVEIRA – DIEGO MASCATE E A BANDA DE APOIO – NAKA E OS PIRANHA
BEBEL RORIZ – ROGÉRIO PAFA – OBALALÁ – CHILL BAILE – RAUL MAJADAS

Serviço

Data: 12 a 18 de agosto
Local: Goiânia, Goiás, Brasil
Ingressos: www.sympla.com.br/bananada2019
Mais informações: @festivalbananada

Fonte: Mais Goiás