A Fórmula 1 mudará os treinos livres e classificatórios para a segunda corrida da temporada no final de semana em Imola, na Itália, para que os carros não estejam na pista durante o enterro do príncipe britânico Philip.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) disse nesta terça-feira (13) que a classificação para o Grande Prêmio da Emilia-Romagna será transferido para 12h-13h (horário de Greenwich) de sábado (17) como sinal de respeito pelo membro da realeza falecido na última sexta-feira (9) aos 99 anos.
A sessão final de treino será adiantada para 9h-10h em obediência aos regulamentos, que estipulam que precisa haver um intervalo de duas horas entre as sessões.
O cronograma da próxima sexta-feira (16) também foi alterado de acordo com regras que exigem que o treino final comece não menos de 19 horas após o fim da segunda sessão.
O enterro no Castelo de Windsor começará com um minuto de silêncio nacional às 15h locais.
A F1 disse que também fará um minuto de silêncio antes dos treinos classificatórios “como uma oportunidade de as pessoas prestarem suas homenagens”.
Sete das 10 equipes de F1, assim como o próprio esporte, têm origem britânica, inclusive a campeã Mercedes, e o príncipe Philip foi presidente-chefe do Clube de Pilotos de Corrida Britânicos durante 42 anos.
Agência Brasil