A Prefeitura de Aparecida de Goiânia suspendeu o escalonamento do comércio a partir desta segunda-feira (12), ou seja, os horários e dias de funcionamento voltam ao normal. O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) disse em rede social que a estabilidade dos casos positivos de Covid-19 permitiu o cancelamento da medida, que estava em vigor desde 15 de março.

“Com a estabilidade de casos e com a lotação dos leitos de UTI em torno de 60%, estamos avançando mais um passo. Porém, todos devem continuar adotando medidas preventivas como uso da máscara, lavar as mãos com frequência e, sobretudo, não promover aglomerações”, pondera Mendanha.

O uso de máscara de proteção facial, álcool gel para limpar as mãos e o distanciamento social, porém, ainda são regras mantidas na cidade. A promoção de festas com aglomerações também está proibida.

Aparecida de Goiânia mantém rodízio de fechamento do comércio por regiões — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Aparecida de Goiânia mantém rodízio de fechamento do comércio por regiões — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Ainda de acordo com o prefeito, a fiscalização acontecerá normalmente para evitar que as regras sanitárias sejam descumpridas.

“Nossos fiscais estarão nas ruas e nos comércios para fazer cumprir o que diz a legislação. Precisamos que todos entendam este momento e colabore, a pandemia ainda não acabou”, disse em rede social.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, o município está no cenário verde – risco baixo de contágio – desde o dia 27 de abril. Há cerca de seis semanas, as taxas de ocupação dos leitos hospitalares se estabilizaram em 60% e, assim, o comitê de prevenção ao coronavírus decidiu pela suspensão.

Shopping fechado durante escalonamento em Aparecida de Goiânia — Foto: Vitor Santana/G1
Shopping fechado durante escalonamento em Aparecida de Goiânia — Foto: Vitor Santana/G1

Escalonamento

O escalonamento intermitente do comércio foi adotado na cidade em maio do ano passado para frear a disseminação do coronavírus. Divido em fases, o modelo permitiu o funcionamento do comércio em macrozonas e dias alternados.

Em agosto do ano passado, o escalonamento chegou a ser suspenso, mas conforme os casos e a ocupação de leitos aumentavam, a medida era retomada. A regra voltou a ser estabelecida em março deste ano.

G1