Uma usina de cana-de-açúcar, que prevê a geração de mais de 2 mil empregos, foi inaugurada nesta sexta-feira (12), em Aporé, no sudoeste goiano. A abertura contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Durante a visita, Alckmin afirmou que o Brasil tem a “energia mais limpa do mundo” e que ainda tem potencial para continuar avançando. Silveira, por outro lado, disse que fomentar a indústria sucroenergética é “prioridade e imprescindível para o Brasil”.
Já o governador Ronaldo Caiado destacou os principais impactos que o empreendimento trará ao estado. A usina, inclusive, estima moer 900 mil toneladas de cana-de-açúcar na safra atual e gerar 80 milhões de litros de etanol. O bagaço da cana também será utilizado para a produção de energia elétrica.
“Teremos tecnologia de ponta, renda per capita e salários mais altos, além de pessoas sendo preparadas para trabalhar com essa tecnologia. Isso tudo é motivo para festejar”, afirmou Caiado.
Investimento de R$ 800 milhões
A nova usina, que pertence ao grupo paulista Nardini Agroindustria, presente em Goiás desde 2007, recebeu R$ 800 milhões em investimentos.
“Há mais de 10 anos não se inaugura uma usina em Goiás, ou seja, essa solenidade é um marco histórico para este estado”, afirmou o presidente do grupo, Riccardo Nardini.
G1 Goiás