Uruguaio admite a possibilidade de ganhar novos jogadores, fala sobre posição da principal contratação do ano e garante que fica no clube até o fim do ano, mesmo se receber proposta do Uruguai
O São Paulo apresentou seu novo técnico, Diego Aguirre, na tarde desta segunda-feira, no CT da Barra Funda. O uruguaio admitiu a possibilidade de ganhar reforços, falou sobre a posição de Diego Souza (contratado por R$ 10 milhões em janeiro, mas que não tem rendido como o esperado) e garantiu que ficará no clube até dezembro, quando termina seu vínculo, mesmo que receba uma proposta para assumir a seleção uruguaia após a Copa do Mundo.
O diretor-executivo Raí e o superintendente de relações institucionais Lugano estiveram ao lado de Aguirre. E o ex-zagueiro Darío Pereyra, também uruguaio, esteve presente para prestigiar a chegada do novo comandante do Tricolor.
– É um prazer estar aqui e ter assinado com o São Paulo. Estou feliz. É uma oportunidade profissional espetacular – disse Aguirre.
– Tenho certeza que faremos um grande trabalho juntos. Ansioso por começar o trabalho e mostrar no campo o futebol que o São Paulo historicamente tem – completou o uruguaio, que jogou no Tricolor entre 1990 e 1991.
Questionado sobre qual será sua prioridade no comando técnico do São Paulo, Diego Aguirre mostrou confiança em dar ao tima uma nova cara.
– Fundamental é mostrar competitividade. Tem que mostrar atitude, determinação total para ganhar cada jogo. É a primeira coisa que temos de dar ao time. Depois as coisas do futebol, jogo e tática, funcionamento, vamos fazer dentro do campo em cada treino. Mas primeira mensagem ao torcedor é que se sinta representado pelo time que entra em campo – respondeu o técnico.
Aguirre falou também sobre a possibilidade de buscar reforços:
– Tenho de aproveitar ao máximo os jogadores que temos. Vamos transmitir confiança para mostrar no campo o nível que tem. Há conversas que são internas. Não está fechada a possibilidade de algum jogador vir, mas agora não é a prioridade – disse o treinador uruguaio.
– O grupo não é perfeito, mas está adiantado. Uma peça ou outra vamos discutir com a comissão técnica – disse Raí.
Um dos responsáveis pelo acerto com Aguirre, o ex-zagueiro Diego Lugano se disse feliz com a chegada do compatriota. Lugano foi treinado por Aguirre no começo de carreira, no Plaza Colonia, do Uruguai.
– Muito feliz pela presença de Aguirre no São Paulo, por iniciar essa nova etapa, esse novo caminho, onde temos a necessidade e a urgência de encontrar o caminho de melhores resultados. É o que a nossa torcida merece. Tomara que com essa mudança a gente consiga encontrar os resultados – disse Lugano.
Por falar em Uruguai, um dos temas principais da entrevista de Aguirre foi a seleção uruguaia. E o técnico deu sua palavra de que a prioridade é o São Paulo. Recentemente, o Tricolor perdeu Juan Carlos Osorio para a seleção mexicana e Edgardo Bauza para a seleção argentina. Aguirre é um dos cotados para assumir a seleção uruguaia depois da Copa do Mundo, em substituição a Óscar Tabarez.
– A primeira coisa que Raí me perguntou foi sobre a seleção do Uruguai. Eu disse que a prioridade é o São Paulo. Faz muito tempo que se fala no Uruguai que tenho a chance de ser o técnico – disse Aguirre.
Não há uma cláusula no contrato do uruguaio que prevê liberação para o caso de uma proposta da seleção de seu país. Raí confia mais na palavra do técnico do que colocar isso no papel.
– Tenho a palavra do Aguirre, mais valioso do que a cláusula no contrato. Eu o conhecia nos anos 90 e deu para perceber a hombridade e o caráter do Aguirre. Depois não tive mais contato e ficou na memória. O compromisso é que fique ao menos até dezembro. A gente espera que seja mais do que isso – disse Raí.
Aguirre foi questionado em seguida sobre como imagina Diego Souza. Veja o que ele disse:
– Diego Souza é um atacante que pode jogar mais na frente ou atrás. Temos de ver o nível que vai apresentar.
O técnico uruguaio falou ainda sobre o fato de ser o terceiro técnico estrangeiro do São Paulo em quatro anos, na esteira do colombiano Osorio e do argentino Bauza.
– É verdade que sou um treinador estrangeiro, mas joguei aqui, sei como é, treinei Inter, Atlético-MG e sei como são os campeonatos – disse Aguirre.
O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira, às 19h30, contra o CRB, em Maceió, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Morumbi, vitória do Tricolor por 2 a 0.
Diego Aguirre viajará para Maceió. Não vai com a delegação, chegará depois, porque precisa resolver questões de visto de trabalho em São Paulo. Mas provavelmente vai acompanhar o jogo contra o CRB das tribunas do estádio Rei Pelé.
fonte Globo Esporte