Por causa do carnaval, alguns serviços terão o horário de funcionamento alterado tanto na segunda-feira (15) quanto na terça-feira (16), em Goiás. Bancos e a maioria dos shoppings não vão abrir.
Para evitar que servidores viajem e aumente a transmissão de Covid-19, o governo de Goiás decidiu manter o funcionamento normal dos órgãos públicos, como o Vapt-Vupt, Procon e o Detran-GO. A Prefeitura de Goiânia adotou a mesma medida com os servidores municipais. Porém, cada cidade tem autonomia para decidir se decreta ponto facultativo.
Confira o que abre e o que fecha no carnaval:
Bancos
A Associação de Bancos (Asban) informa que as agências bancárias estarão fechadas para atendimento na segunda-feira e terça-feira. Já na quarta-feira (17), os bancos abrirão a partir das 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Os canais eletrônicos vão funcionar normalmente.
As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento na segunda-feira e terça-feira poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia 17 de fevereiro. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é agendar o pagamento.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Correios
Segundo os Correios, as unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente na segunda-feira e terça-feira, com entrega de objetos postais respeitando os protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19.
A Central de Atendimento dos Correios (CAC) funciona das 8h às 20h. Os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços no site dos Correios.
Vapt Vupt
As unidades do Vapt Vupt localizadas na capital e no interior do Estado vão funcionar normalmente durante o período de carnaval, já que não haverá ponto facultativo. O atendimento deve ser agendado por meio do site do Vapt-Vupt.
Supermercados
A Associação Goiana de Supermercados (Agos) informou que os supermercados devem abrir nos dias 15 e 16, pois a atividade é considerada como essencial pelo governo federal.
Comércio
O Sindilojas-GO informou que o comércio deve abrir na segunda-feira e terça-feira de modo que os empregados continuem com o direito a folga de 48 horas em função do Dia do Comerciário. A reposição desses dois dias de trabalho viria em outra data, ajustada entre empresários e empregados.
Região da 44
A Associação Empresarial da Região da 44 informou que as lojas de shoppings e galerias ficarão fechadas de domingo (14) a terça-feira. O funcionamento normal volta na quarta-feira, das 8h às 18h.
Shoppings da Grande Goiânia
- Buriti Shopping
Segunda-feira e terça-feira: Lojas fechadas. Praça de alimentação e lazer abre das 12h às 22h.
- Aparecida Shopping
Segunda-feira e terça-feira: Lojas fechadas. Praça de alimentação e lazer abre das 12h às 22h.
- Araguaia Shopping
Segunda-feira e terça-feira: Lojas fechadas. Praça de alimentação e lazer abre das 10h às 22h.
- Goiânia Shopping
Segunda-feira e terça-feira: Lojas fechadas. Praça de alimentação e lazer abre das 12h às 22h.
- Passeio das Águas Shopping
Segunda-feira e terça-feira : Praça de alimentação e lazer das 11h às 21h. Já as lojas têm abertura facultativa, das 14h às 20h.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
- Shopping Bougainville
Segunda-feira e terça-feira: Lojas fechadas. Praça de alimentação e lazer abre das 12h às 22h.
- Shopping Cerrado
Segunda-feira e terça-feira: Praça de alimentação e lazer das 11h às 22h (ponto facultativo). Lojas fechadas.
- Flamboyant Shopping
Segunda-feira e terça-feira: Lojas fechadas. Praça de alimentação e lazer abre das 12h às 22h.
Transporte coletivo
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou que a circulação dos ônibus vai funcionar normalmente.
Zoológico
A visitação no Parque Zoológico de Goiânia é fechada na segunda-feira e terça-feira. De quarta-feira a domingo, abre das 8h30 às 17h. A compra de ingressos pode ser realizada até as 16h. Os valores dos ingressos são: inteira R$ 5 e meia R$ 2,50.
Mutirama
O Parque Mutirama também não abrirá nos dias 15 e 17, pois funciona das 10h às 16h, de quarta-feira a domingo. A entrada é gratuita.
Zoonoses
O Departamento de Controle de Zoonoses de Goiânia poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou (62) 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.
Samu
Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, além de profissionais e veículos de salvamento.
Unidades de saúde que funcionam 24h em Goiânia:
- Cais Amendoeiras
- Cais Bairro Goiá
- Cais Campinas
- Cais Cândida de Morais
- UPA Chácara do Governador
- Cais Deputado João Natal (Vila Nova)
- Cais Finsocial
- Cais Guanabara III
- Cais Novo Mundo
- Ciams Novo Horizonte
- Ciams Urias Magalhães
- Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof)
- Hospital e Maternidade Dona Iris
- Maternidade Nascer Cidadão
- Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste
Assistência Social em Goiânia
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389.
A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas. Para mais informações, entre em contato pelos números (62) 3524-2643 ou (62) 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o feriado são: Casa da Acolhida, SOS Criança, Complexo 24 Horas e Residencial Professor Niso Prego.
Comurg
A Comurg mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção.
G1