O presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a vitória do democrata Joe Biden nos Estados Unidos. Aliado de Donald Trump, o brasileiro usou as redes sociais por diversas vezes desde sábado, quando o resultado das eleições norte-americanas foi confirmado e até participou de live, mas não mencionou o assunto.

Bolsonaro afirmou por diversas vezes nos últimos meses sua preferência pela reeleição de Trump, que resiste em reconhecer a derrota nas urnas.

A postura do presidente vai na contramão inclusive de líderes conservadores mundiais como o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Ele é um dos principais aliados de Trump, mas parabenizou Biden pela vitória. “Joe, temos um relacionamento pessoal há quase 40 anos, sei que você é um grande amigo de Israel”, afirmou no Twitter.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também usou a rede social para felicitar Biden. Segundo ele, a vitória do democrata “restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal”.

Atrito
Joe Biden afirmou no primeiro debate presidencial com Donald Trump que “começaria imediatamente a organizar o hemisfério e o mundo para prover US$ 20 bilhões para a Amazônia, para o Brasil não queimar mais a Amazônia”. O presidente eleito também falou em “consequências” caso a destruição da floresta não seja freada.

O presidente Jair Bolsonaro reagiu. “Lamentável, Senhor Biden”, disse ele antes de emendar, usando letras maiúsculas no Twitter, que “nossa soberania é inegociável”.