Os governos do Estado de Goiás e da Prefeitura de Goiânia já estão trabalhando na redação dos protocolos sanitários de controle da pandemia de Covid-19 necessários à reabertura das atividades econômicas não essenciais da capital. Após reunião com o governador Ronaldo Caiado (DEM) na tarde de ontem (8), o prefeito Iris Rezende (DEM) afirmou que a meta é garantir que o retorno definitivo do setor de comércio bens e serviços a partir do dia 14.

No dia 30 de junho, entregou em vigor em Goiânia o chamado isolamento intermitente de 14 dias por 14 dias, ou seja, abertura e fechamento das atividades econômicas não essenciais de forma alternada. O procedimento, adotado pelo governo do Estado a partir de proposta feita pela Universidade Federal de Goiás (UFG), visa diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.

O governo do Estado orientou as prefeituras dos municípios com número elevado de casos de coronavírus e alta ocupação de hospitais a aplicarem a regra. A Prefeitura de Goiânia, que já havia adotado regras de flexibilização e autorizado a reabertura de shoppings e das lojas da Rua 44, voltou atrás e baixou decreto adotando o isolamento 14 por 14. Dias depois, Iris manifestou sua intenção de fazer apenas uma rodada de revezamento.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, afirmou na noite desta quarta-feira, ao avaliar o andamento das conversações entre Estado, Prefeitura e setor produtivo para a reabertura das atividades econômicas, que os empresários do setor adotarão todas as medidas sanitárias necessárias para a retomada segura das atividades econômicas. “Todos estamos unidos na missão de proteger vidas e garantir a boa retomada econômica do pós pandemia”, disse.

Em vídeo, Baiocchi comentou a decisão do governador Ronaldo Caiado e do prefeito Iris Rezende de definir, em conjunto, as medidas necessárias para a reabertura definitiva das atividades econômicas da capital.

“Parabenizamos a decisão do governador Ronaldo Caiado e do prefeito Iris Rezende de retomar as atividades econômicas que ainda não estavam trabalhando”, afirmou o presidente da Fecomércio.

Marcelo Baiocchi disse que o setor está à disposição para a definição dos protocolos necessários para que bares, restaurantes, hotéis, academias e feiras especiais também possam voltar brevemente ao trabalho.