O Google informou nesta quarta-feira (9) que está construindo um cabo submarino para ligar Brasil, Uruguai e Argentina aos Estados Unidos. Segundo a empresa, ele vai aumentar a capacidade de conexão à internet entre as regiões.

O cabo submarino, chamado Firmina, sairá de Las Toninas, cidade argentina a 337 km da capital Buenos Aires, e vai até a costa leste dos Estados Unidos. No caminho, ele se conecta às cidades de Punta del Este, no Uruguai, e Praia Grande, no Brasil.

A expectativa da empresa é que, com seus 12 pares de fibra ótica, o Firmina ajude a melhorar o acesso de usuários na América do Sul aos seus serviços, como a busca, o Gmail, o YouTube e o Google Cloud.,

Em seu blog, o Google afirmou que o cabo será o mais longo do mundo entre os que são capazes de funcionar com fonte de energia somente em uma de suas pontas. Isso permite que o tráfego seja mantido mesmo que as outras fontes estejam temporariamente indisponíveis.

“A capacidade do Firmina de funcionar com uma única fonte de energia em uma das pontas é importante, pois garante confiabilidade, uma das principais prioridades do Google para a rede”, afirmou a companhia

O uso de uma fonte de energia em apenas uma das pontas é mais comum em cabos curtos. A prática é dificultada em cabos longos, que precisam amplificar o sinal de luz em alguns pontos de seu trajeto.

O Google explicou que seu novo cabo submarino vai se manter funcionando mesmo com apenas uma fonte de energia porque ele recebe uma voltagem 20% maior em relação à utilizada em sistemas anteriores.

g1