A atuação do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), no processo de redemocratização do País, na década de 1980, foi um dos destaques da live do jornalista, escritor e membro da Academia Goiana de Letras, Luiz de Aquino, promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), na noite desta segunda-feira, 7.

Durante o movimento de redemocratização do Brasil, Iris era governador de Goiás e “teve um papel tão importante quanto o do ex-presidente da República, Tancredo Neves, e do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, nesse processo”, destacou Aquino na live Iris: Passado, Presente e Futuro.

Na transmissão, Luiz de Aquino lembrou também de uma declaração dada por Tancredo quando questionado sobre os motivos que o levaram a escolher Goiânia para realizar o primeiro comício para a campanha a presidente. “Ele disse que escolheu a cidade porque, quando o governador assumiu, o povo correu para a praça”.

Ao destacar a grandiosidade do comício das Diretas Já em Goiânia, frisou: “Houve quem calculasse entre 300 a 500 mil pessoas na Praça Cívica”. Luiz de Aquino é autor do livro ‘Iris sob a ótica de observadores especiais’, que reúne uma série de textos de personalidades goianas que escrevem sobre o prefeito da capital.