Em razão da pandemia de covid-19, a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos ou reeleitos nas eleições municipais deste ano será inteiramente remota, com transmissão pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) na plataforma de vídeos YouTube (TRE Goiás). Em Goiânia, a diplomação – que na prática significa que o mandatário está apto a tomar posse em 1.º de janeiro – será realizada no dia 18 de dezembro.

Também na capital, a Justiça Eleitoral encaminhou nesta terça-feira, 8, para os eleitos e suas assessorias o roteiro e as regras da cerimônia. “O mestre de cerimônias mencionará nominalmente, por ordem alfabética, os diplomandos”, e “após a menção terão a palavra o vereador mais votado, para falar em nome de todos os demais, bem como do prefeito eleito (ou vice-prefeito)”, estabeleceu a presidência do TRE. O vereador e o prefeito (ou vice-prefeito) terão 8 minutos para fazer suas considerações.

Internado em São Paulo, onde ainda se recupera dos efeitos da infecção por covid-19, o prefeito eleito Maguito Vilela (MDB) não deve participar da diplomação. Seu vice, o ainda vereador Rogério Cruz deverá falar na cerimônia. Pela Câmara de Goiânia, o vereador mais votado dos 35 que compõem o Legislativo é Isaias Ribeiro (Republicanos).