O Governo de Goiás e a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) lançam nesta quarta (09/02), às 14h30, no estacionamento do Mega Moda Shopping, em Goiânia, o Programa Cinturão da Moda. O objetivo do projeto é impulsionar o setor da moda em 30 municípios de pequeno porte.

“A nossa região [da 44] já fomenta de forma espôntanea a indústria da moda em outros 21 municípios. Com esse projeto, a ideia é profissionalizar e capacitar os polos que já existem e criar outros novos”, explica Jairo Gomes, presidente de honra da AER44 e um dos pioneiros do polo confeccionista em Goiânia, considerado o segundo maior do Brasil em distribuição de moda.

Dados de um levantamento anual feito pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em parceria com o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IMEI), revelam que só no ano de 2019, os setores téxtil e de confecção movimentaram no Brasil R$ 187 bilhões, R$ 8,9 bi só em Goiás, o que representa 4,8% de todo o faturamento nacional desses dois segmentos. Ainda conforme os números da Abit, no ano passado, a indústria de confecção gerou um saldo positivo de 4.480 postos de trabalho em todo o Estado. Somente a Região da 44 emprega regulamente cerca de 160 mil pessoas direta e indiretamente.

Crhystiano Câmara, presidente executivo da AER44, lembra que há um bom tempo a indústria da moda tem se consolidado como uma forte vocação econômica de Goiás. Por isso, a Associação tem buscado fomentar novas oportunidades de emprego e renda. “Apesar da elaboração pela SIC, com apoio da AER44, o programa Citurão da Moda não tem dono e pertence a toda a cadeia produtiva da moda em Goiás. Nesse sentido, não só nós aqui da 44, mas as industrias de confecção, os prefeitos do interior, o governo do Estado, todos são aliados nessa empreitada”, destaca Crhystiano.

No coração do Brasil


Para Lauro Naves, vice-presidente da AER44 e participante de várias reuniões e audiências públicas no interior do estado para o desenvolvimento do Programa Cinturão da Moda, Goiás guarda um trunfo ainda maior para se consolidar como maior polo produtor de moda do País, a sua localização geográfica privilegiada.

“Temos pelo interior muitas áreas que podem receber esses novos polos industriais da moda e a grande vantagem do nosso Estado de Goiás é que estamos no coração do Brasil, portanto, temos também uma capacidade logística enorme para produzir e distribuir moda para todo Brasil e América Latina”, afirma Lauro.