Mais de 215 mil vacinas contra Covid foram jogadas no lixo após perderem a validade, em Goiás. De acordo com informações fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (6), foram distribuídas a todo o território goiano a quantidade de 320.960 vacinas da Coronavac com vencimento para 30 de setembro. Dessas, 215.995 precisaram ser descartadas.

A pasta detalhou que o descarte foi devido à baixa adesão a vacinação contra a Covid-19 em todos os públicos, mas principalmente entre crianças na faixa etária de 3 a 4 anos.

Ao g1, a superintendente em Vigilância de Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, explicou que, há cerca de 20 dias, Goiás havia contabilizado mais de 250 mil doses que tinham a data de vencimento para 30 de setembro. Até chegar a data limite, ela explica que os municípios se empenharam em mutirões de imunização, para tentar aproveitar o máximo de doses que fosse possível.

Ainda de acordo com a secretaria, as vacinas vencidas foram descartadas conforme a legislação vigente pelos próprios municípios. O descarte segue as normas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 222, de 28 de março de 2018, que regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde e dá outras providencias.

Após o vencimento das mais de 215 mil doses, Goiás já recebeu um novo lote de vacinas da Coronavac com 34.450 doses e com vencimento para 31 de agosto de 2023. A secretaria de Saúde explicou que elas estão sendo enviadas para os municípios goianos conforme solicitação dos mesmos.

Veja locais de vacinação

G1 Goiás