As unidades de conservação ambiental mantidas pelo governo do Estado serão reabertas à visitação a partir desta segunda-feira, 10 de agosto. Com a obrigatoriedade do cumprimento dos protocolos de segurança contra a pandemia do novo coronavírus, os parques poderão receber visitantes e cientistas e estarão liberados para pesquisa, passeios e atividades esportivas, de educação e lazer.

Goiás tem 23 unidades de conservação, sendo 13 de proteção integral e 10 de uso sustentável. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Goiás da última quarta-feira. Segundo a Portaria 109/2020 da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a reabertura será realizada deforma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Os visitantes deverão usar máscara de proteção durante todo período em que estiver no interior dos parques e manter o distanciamento social, sem formação de aglomerações”, afirma a Semad. Em unidades como Terra Ronca, os grupos de visitação deverão ser reduzidos, de acordo com o estabelecido por cada administração e também haverá um limite de visitantes por dia.

“Qualquer medida restritiva poderá ser proposta de acordo comas novas diretrizes dos órgãos da saúde e do governo de Goiás”, informa a Semad.