A Prefeitura de Goiânia faz podas preventivas pela cidade para reduzir as copas de árvores e retirar galhos e troncos quebrados, em 44 bairros, nesta semana. A ação faz parte de um planejamento técnico do município, que leva em consideração alguns fatores, como risco de queda, proximidade com rede elétrica, obstrução de trânsito e outras situações que uma galhada caída pode criar nos espaços públicos, em especial no período chuvoso, com ocorrência de ventania.

Desde sexta-feira (04/11), até este domingo (06/11), as equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), trabalham em vias públicas dos setores Sul, Bueno, Parque Atheneu, Balneário Meia Ponte, Jardim Goiás, Jardim Novo Mundo, Jardim Amendoeiras, Jardim Primavera e Jardim Guanabara. Outros 35 setores já foram beneficiados nos últimos quatro dias.

Para limpar as árvores, são usados caminhões munck ou carroceria, foices e motosserra, onde operários cortam os galhos danificados sem prejudicar a saúde das árvores. As podas fazem parte do trabalho diário de urbanização, e consistem em remover galhos e troncos secos, cortes preventivos, limpeza, levantamento de copa e desobstrução de fiação aérea. Todas adaptam a árvore e seu desenvolvimento ao espaço que ela ocupa.

Caso o exemplar precise ser retirado, a Comurg faz a remoção mediante laudo técnico da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) que avalia as condições fitossanitárias do exemplar arbóreo, e emitem a autorização, via sistema.

A população pode fazer pedidos de poda e extirpação por meio do sistema de Processo Eletrônico Digital (PED), que está disponível no site oficial do município: www.goiania.go.gov.br.

Resíduos
Todos os resíduos da poda e extirpação são divididos e selecionados. Os mais finos são aproveitados como lenhas, já os troncos e os galhos mais densos são encaminhados para confecção de bancos, mesas, pergolados e outros objetos utilizados no paisagismo das praças e demais espaços públicos.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia