Prazo para credenciamento se inicia nesta quinta-feira, 4, e selecionados deverão começar trabalhos imediatamente.

A Prefeitura de Goiânia abriu um Edital de Chamamento Público para médicos pediatras na Capital. O prazo para credenciamento se inicia nesta quinta-feira, 4. Os selecionados atenderão usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma complementar.

Assim, a atuação desses novos médicos será nas áreas de Urgência e Emergência Pediátrica. Segundo o documento, os serviços estão sendo ofertados de acordo com as indicações técnicas de planejamento da Saúde. “Compatibilizando-se à demanda interna do Município de Goiânia, sempre adstrita à necessidade pública e com a disponibilidade de recursos financeiros e orçamentários”, diz o texto.

Os interessados deverão apresentar os documentos exigidos no edital na Gerência de Contratos e Convênios da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além disso, o processo não exige que o concorrente seja vinculado ao SUS. As inscrições podem ser feitas a partir das 8h desta quinta, 4.

Após o processo de inscrições, os selecionados deverão iniciar seus trabalhos imediatamente. “Podendo a qualquer tempo da vigência do contrato, sem aviso prévio, ser designado pela SMS para execução de suas atividades em qualquer outra unidade de urgência, independente da unidade de sua lotação, de acordo com as necessidades verificadas pela credenciante”, estabelece.

Não está permitida a participação de concorrentes estrangeiros. Além disso, aqueles que já ocupam cargo efetivo em Goiânia não poderão concorrer também. O edital ainda prevê uma carga horária máxima de 60 horas semanais. Há de se comprovar, também, residência em pediatria, expedida por instituição credenciada ao MEC ou pela sociedade brasileira de pediatria (TEP).

Início imediato

A contratação será realizada de acordo com a necessidade das Unidades Municipais de Saúde e a disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros do Fundo Municipal de Saúde de Goiânia. Os pediatras poderão trabalhar em duas modalidades: 20 horas e 40 horas.

Aqueles credenciados como 20 horas semanais receberão o salário equivalente a R$ 11.626,56. Esses terão um plantão semanal fixo de 12 horas; um quinzenal de 12h e um de complementação de 12h a cada seis semanas. Totalizando 10 plantões de 12h a cada seis semanas.

Os pediatras que ficarão disponíveis por 40 horas semanais deverão receber R$ 23.253,12 mensais. Esses médicos farão três plantões semanais fixos de 12 horas. Além disso, um de complementação de 12h a cada três semanas. No total, são 20 plantões de 12h a cada seis semanas.

“Os plantões de complementação de carga horária deverão ser efetuados no período compreendido entre 19h de sexta-feira e 7h de segunda. O que resolveria o problema da falta de médicos pediatras no período da noite no Cais de Campinas — única unidade a oferecer a especialidade infantil na Rede Municipal.

Fonte: Jornal Opção